sexta-feira, 5 de maio de 2017

Desgoverno Temer demite Presidente da Funai


Toninho Costa, exonerado da FUNAI
Sua exoneração acontece em um período de comflitos entre indios da etnia Gamela e fazendeiros

A exoneração de Antônio Fernandes Toninho Costa, do cargo de presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (5). Sua saída acontece em meio a um período de conflitos entre índios da etnia Gamela e fazendeiros, no Maranhão. Pelo menos treze pessoas ficaram feridas.

Nessa terça-feira (2), questionado sobre o caso, Toninho Costa disse que a situação "fugiu ao controle" do órgão. Além disso, recentemente, a Funai  foi criticada pelo ministro da Justiça, Osmar Serraglio, por sua lentidão na condução de processos de demarcação de terras indígenas. O órgão é subordinado à pasta.

Na última quarta-feira (3), inclusive, Serraglio cogitou fazer um mutirão para “identificar os processos que estão muito lentos, amarrados e até dificultados”, disse o ministro durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.

Na oportunidade, o ministro foi perguntado se pretendia demitir o então presidente do órgão. Em sua resposta, Serraglio disse que, assim como em outros setores do País, o órgão indigenista é construído por meio de coalizão, "então não é o ministro da Justiça quem vai decidir" em relação a Toninho Costa, que foi indicado pelo PSC.

Toninho Costa assumiu a presidência da Funai em setembro do ano passado. Ainda não foi designado um substituto para o cargo.

Com informações da Agência Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário