segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Mãe, você sabe o que o seu filho escreve na internet?



A Luana, que assina o blog A Feminista Vaidosa, quer criar uma campanha para conscientizar as mães que têm filhos machistas.

Vejo muitos comentários de garotos de 10 a 16 anos atacando páginas feministas no Facebook. Eles usam discursos de estuprador, fazem apologia ao feminicídio e à violência contra a mulher, e eu fico pensando: esses caras têm mãe?

Imagina a tristeza que deve sentir uma mãe que carregou o filho durante nove meses, educou, tratou bem, deu ótimos conselhos, sustentou ou ajuda a sustentar, e agora vê um filho homem passando a vergonha de fazer discursos misóginos online.

Fico pensando também: qual é o motivo do ódio que esses meninos têm das mulheres?

Será que jogos violentos como GTA influenciam o menino a fazer discurso de ódio contra as mulheres?

Um dia desses eu vi alguns comentários de pura misoginia. 

Por que estou falando isso? Porque, querendo ou não, as mães continuam sendo grandes responsáveis pelos filhos. Há pais que praticamente não ligam pros filhos. E há pais que são machistas mesmo, que querem apenas que o filho "seja homem" pegando mulheres e sendo rudes, enquanto querem que a filha mulher seja recatada, frágil e do lar. A culpa não é da mãe, mas sim do pai machista que cria os seus filhos homens muito machistas e demostra que pra "virar homem" é preciso ser misógino.

O Brasil é um dos piores países para ser menina porque a cada hora uma mulher é morta pelo seu companheiro, a cada minuto uma mulher é agredida, a cada segundo uma mulher é xingada e humilhada por um desconhecido. Os meninos não ligam para essa realidade. As mães devem mostrar a realidade para os seus filhos.

Os meninos deveriam saber que vieram do útero de uma mulher, não de alguém que (dizem) veio da costela de Adão.

As mães devem ensinar para os filhos homens que mulher não é empregada doméstica à disposição do pequeno amo. Meninos precisam aprender desde cedo a limpar a própria sujeira. Devem saber que tarefas domésticas não são exclusividade feminina. Afinal, a imensa maioria dos meninos também têm mãos e essas mãos devem servir pra alguma outra coisa além de bater punheta a toda hora e digitar merda nas redes sociais.

E as mães deveriam ver de vez em quando o que os seus filhos menores de idade escrevem nos comentários de blogs e páginas de Facebook, principalmente nas páginas feministas. Provavelmente essas mães não sabem que o machismo e a misoginia estão bem ao seu lado, dormindo sob o mesmo teto.

Pode ser perigoso. Meninos que fazem esses tipos de comentários podem se tornar assassinos, agressores de mulheres, ou estupradores amanhã. O discurso não vem descolado de todo um padrão de comportamento. E cabe (também) à mãe, que tem ou deveria ter alguma posição de autoridade sobre o filho, e que ainda o está educando, saber o que o garoto diz e escreve sobre mulheres.




Nenhum comentário:

Postar um comentário