quinta-feira, 25 de junho de 2015

O que aconteceu com os jornalistas?

Por Taís Seibt*
E os produtores de informação? O que aconteceu com eles? O questionamento vem de um diálogo imaginado pelo jornalista alemão Richard Gutjahr [ver aqui], supostamente em 2049, no qual um ser futurista mostra-se incrédulo acerca de hábitos midiáticos característicos do nosso tempo. Não existia Facebook? Se você não ligasse a televisão no horário determinado a informação já não estaria mais disponível? Havia gente que ganhava dinheiro com informação? Como assim?
O texto que imagina esse diálogo surgiu em minha timeline quase ao mesmo tempo em que a inacreditável matéria da revista Época sobre “os documentos da Odebrecht que o Itamaraty quis esconder” [ver aqui] gerava repercussão entre colegas de ofício. Especulava-se em reportagens anteriores que o ex-presidente tivesse recebido benefícios da empreiteira enquanto estava no poder e que o Ministério das Relações Exteriores estariam tentando evitar que a imprensa tivesse acesso a correspondências envolvendo a empresa e o então presidente.
O inacreditável nesse caso é que quando finalmente o esforço de reportagem da Época teve efeito, ou seja, quando os documentos foram disponibilizados pelo Itamaraty, a revista se absteve de interpretá-los. Sob a cartola “exclusivo”, Época divulgou um arquivo de 2 mil páginas com telegramas citando a empreiteira durante o governo Lula sem qualquer tratamento jornalístico que minimamente apontasse alguma razão pela qual, supostamente, o Itamaraty estivesse querendo esconder tais documentos.
Prática disfarçada de jornalismo colaborativo
Em um texto de três parágrafos, a revista enumera justificativas para a publicação dos arquivos brutos, como o fato de as páginas terem sido entregues impressas e fotografadas uma a uma ou o arquivo em PDF não permitir pesquisas por palavra-chave, para, ao final, delegar aos leitores a tarefa de encontrar a notícia: “Ajude a equipe de Época a analisar os documentos. Se encontrar, nos telegramas, algo que mereça a nossa atenção para uma reportagem, envie um e-mail.” Ora, o que aconteceu com os jornalistas?
Ao abrir mão do seu papel interpretativo, os jornalistas estão deixando escapar uma das últimas propriedades que poderiam justificar sua permanência na sociedade, já que as “chaves dos portões” do espaço público não lhes pertencem mais há algum tempo. Ainda que a aceitação de uma visão construcionista do jornalismo exponha a incidência de ideologias, relações de poder, tendências políticas, favorecimento econômico e outros fatores nos processos produtivos da notícia, a capacidade de interpretar, contextualizar e certificar informações é uma das poucas vantagens que o jornalista ainda preserva em relação aos algoritmos que operam como os verdadeiros gatekeepers contemporâneos.
A propósito, no futuro imaginado pelo jornalista alemão citado na abertura deste artigo, os jornalistas terão sido substituídos por robôs autoconscientes capazes de escrever e as empresas de mídia terão ficado em um passado nem tão distante em que os jornalistas eram tidos como pessoas respeitáveis que coletavam e distribuíam informações, pelas quais outras pessoas pagavam para ter acesso.
Se com um produto jornalístico acabado já não há um modelo lucrativo de negócio para o jornalismo na internet, não será delegando aos leitores a tarefa de interpretar as informações que o mercado da mídia se tornará economicamente sustentável nesse ambiente. Sem contar que essa prática, disfarçada de jornalismo colaborativo, pouco contribui para a manutenção da credibilidade dos jornalistas como pessoas respeitáveis que coletam e distribuem informações. E se o enxugamento progressivo das redações parece uma explicação possível para o apelo daÉpoca aos leitores, então é mesmo questão de tempo para que surjam robôs escritores em condições de tornar o jornalista uma profissão obsoleta.
*Taís Seibt é jornalista e doutoranda em Comunicação.


Foto ilustrativa postada pelo blog.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Suas vestes deveriam ser alvas, candidato Aécio. Mas não apenas suas vestes

Senadores Brasileiros que estava em Caracas na Venezuela
 são impedidos de circular pelas ruas da cidade.
 Foto: Twitter/ Deputada María Corina Machado
Por Diógenes Jr.

A palavra “candidato” vem do latim – candidatus, que tem como raiz a palavra “candidus”.

Na antiguidade, aquele que pleiteava disputar um cargo público vestia-se de branco para simbolizar sua “pureza”.

O mais novo escândalo no qual se envolveu o eterno candidato à Presidência da República é apenas mais uma mancha em suas vestes que jamais foram alvas.

É de conhecimento de todos os brasileiros, inclusive daqueles que não votaram em Dilma Roussef nas últimas eleições presidenciais que Aécio jamais foi “confiável”.

Além da suspeita jamais esclarecida sobre uso de cocaína, fato esse gritado em uníssono por toda a torcida do estádio Mineirão lotado, (“Maradona, vá se fo…, o Aécio cheira mais que você”) há o registro na internet de vários vídeos nos quais o eterno candidato apresenta fortes indícios de embriaguez, sendo que em um deles concede entrevista trôpego, cambaleante.

Não entrarei na vereda do discurso moralista, mas fatos como esse, aliados a outros escândalos como dirigir embriagado, ter seu nome relacionado ao tráfico internacional de drogas, recusar-se a passar por um simples teste de bafômetro, ser notícia como espancador de mulheres ou construir um aeroporto particular com dinheiro público na fazenda do tio mostraram para o Brasil quem é de fato Aécio Neves.

Sua truculência nos debates não só com Dilma mas também com Luciana Genro decidiram sua sorte nas últimas eleições.

O voto feminino foi decisivo, e o Brasil deu seu recado para Aécio: você não nos convenceu.

Ontem vimos mais uma vez outra tentativa do eterno candidato em atingir o governo Dilma, dessa vez tentando causar um incidente diplomático entre o Brasil e a Venezuela. Juntamente com pessoas que representam o que há de pior na política brasileira como o ruralista acusado formalmente de escravocrata Ronaldo Caiado e Agripino Maia, acusado formalmente de receber propinas milionárias, simularam uma viagem oficial à Caracas, capital da Venezuela, sob o pretexto de “visitar presos políticos e exigir que o governo Nicolás Maduro os libertasse”.

É claro que a população da Venezuela, nação soberana que é, se manifestaria diante de tamanha arrogância, e ficou mais bem claro que a comitiva não tinha esse propósito.

A intenção dessa quadrilha foi criar um fato político e posarem como “mártires da democracia”, semelhante ao que fez recentemente um desequilibrado que é responsável pelo esgoto digital de nome “revoltados on line”, nessa rede social, quando este invadiu um congresso do PT e fez provocações aos seus participantes.

Aécio Neves, com essa trapalhada, soma outra mácula em suas vestes, vira motivo de piada internacional e vê seu sonho de disputar a Presidência da República novamente cada vez mais distante, quiçá impossível.

“Sejam sempre alvas as suas vestes” – disse outrora o apóstolo Paulo na Bíblia.
Diria eu: leia mais a Bíblia, eterno candidato. Quem sabe nela encontre candura, dignidade e sobretudo sabedoria… sabedoria esta que tanto lhe faz falta.

Fonte:  Reproduzido do blog Quem Tem medo da democracia?

terça-feira, 23 de junho de 2015

Saúde da Mulher: Masturbação, como praticar de maneira saudável?

"Do ponto de vista da fisiologia e da saúde, a masturbação é algo natural, parte do desenvolvimento da sexualidade das mulheres e homens", declara o urologista Valter Javaroni, do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia. Um estudo realizado pela Gossard Lingerie, empresa britânica de roupas íntimas, descobriu que 92% das mulheres praticam masturbação. A pesquisa foi feita com mais de 1.000 mulheres com idade entre 18 e 30 anos no Reino Unido, e revelou que nove em cada 10 mulheres admitiram terem se masturbado pelo menos uma vez naquele ano, enquanto dois terços delas davam prazer a si mesmas pelo menos três vezes por semana. Diante desses números é possível afirmar que a prática não é uma exclusividade masculina, tampouco restrita a um pequeno grupo - e como tal deve ser feita com os cuidados adequados, evitando doen

A masturbação é prejudicial à saúde?

ças e infecções. Tire suas dúvidas sobre a masturbação com os especialistas: 
Por outro lado, a masturbação não é necessária ou fase obrigatória na vida de todos. "Para alguns, não existe sentido em atingir o orgasmo de maneira solitária, sendo mais agradável com a presença de um parceiro ou parceira", explica o urologista. Fato é que não existem regras quando o assunto é sexo e sexualidade, e que a masturbação pura e simplesmente não traz qualquer malefício à saúde.Não. Segundo o urologista Valter Javaroni, a masturbação é uma forma de se conhecer melhor, que permite ao homem e à mulher aprenderem a perceber as áreas de maior excitabilidade e as formas de gerar prazer desde o início da vida sexual. "Trata-se de uma prática tão natural que ninguém precisa ser ensinado, aprende-se experimentando, tocando e se conhecendo", diz. A masturbação é uma forma de se preparar para a relação a dois, ou então passar por períodos de ausência de parceiro e ainda sim ter orgasmos. Sendo assim, ela não tem idade para começar e nem para terminar.

A masturbação em excesso faz mal?

Qualquer extremo é prejudicial. Se masturbar em excesso ou nunca se masturbar são problemas. "Se você não se masturba nunca porque foi ensinado que não deveria ou sem justificativa racional, isso interfere negativamente na descoberta e formação da sexualidade", explica o urologista Valter. É claro que, como dito anteriormente, a masturbação não é algo obrigatório, mas sua prática ou falta dela deve partir de uma escolha do indivíduo baseada em seus gostos pessoais, não na percepção de que a prática é errada ou lhe fará mal. "Por outro lado, quando a masturbação se torna tão importante que inibe ou diminui a vida social, bem como a descoberta e conquista de parceiros que dividam momento íntimo, ela pode afetar negativamente a saúde sexual", alerta o especialista. Infelizmente, não existe um limite padronizado para o exagero - vai de cada um avaliar se a prática está ou não interferindo em outros aspectos de sua vida. "Um ponto de partida seria perceber se a masturbação solitária está sendo preferida ao relacionamento com parceiro."

Usar objetos para masturbação pode causar ferimentos e inflamações?

"Muitas pessoas são felizes utilizando acessórios na masturbação solitária ou junto com o parceiro, não tendo nada de errado com a prática em si", diz a ginecologista Caroline Alexandra Pereira de Souza, especialista em reprodução humana e endoscopia ginecológica. No entanto, é importante que os acessórios sejam feitos para essa finalidade. Devemos ter em mente que a anatomia dos órgãos genitais e regiões erógenas foi feita para aumentar a chance de reprodução e perpetuação da espécie. Por isso o pênis tem uma proteção na ponta, que é macia e suaviza o trauma e impacto do coito, enquanto a vagina é distensível e lubrifica-se para receber o pênis. "Dessa forma, quando vamos usar objetos ou acessórios para aumentar o prazer, é necessário ter cuidados e se certificar de que ele é apropriado para a prática e atende essa anatomia", diz o urologista Valter.  
Várias doenças sexualmente transmissíveis não exigem a penetração para ocorrer a transmissão, basta o contato íntimo ou uma ferida nas mãos e dedos da pessoa
 Existem vários acessórios que podem acrescentar algo diferente à prática para escapar da rotina e que são 100% seguros. "Evite improvisar ou adaptar nessa área, pois as complicações são sérias e podem obrigar longos períodos de abstinência para a recuperação", lembra o urologista Valter. Além disso, problemas gerados pelo mau uso de acessórios durante a masturbação levam o paciente ao pronto socorro, situação que pode causar constrangimento. Busque acessórios de qualidade vendidos em lojas especializadas, desenhados e fabricados com essa finalidade e evite usar objetos do cotidiano ou mobília para a prática - você corre o risco de causar feridas em seu órgão sexual e até mesmo infecções.

Preciso usar camisinha na masturbação solitária?

Não necessariamente. Havendo higienização dos objetos e lubrificação adequada, a camisinha é dispensável para a masturbação. Mas vale a ressalva: caso a mulher se estimule tanto pela vagina quanto pelo ânus, o ideal seria colocar nas mãos ou no objeto uma camisinha diferente para cada uma das práticas. Dessa forma, mantém-se a higiene e evita que a pessoa interrompa a masturbação para fazer essa lavagem.  

É necessário usar lubrificante na masturbação?

Sempre compre acessórios em lojas de confiança e evite improvisar nessa área - Foto Getty Images
Sempre compre acessórios em lojas de confiança e evite improvisar nessa área
Depende de cada um. "A própria excitação sexual determina a produção de líquidos fisiológicos que são lubrificantes naturais, tanto no pênis quanto na vagina", explica o urologista Valter. Mas a situação muda quando a masturbação é anal. "Nesse caso é importante utilizar, pois o ânus não possui lubrificação nem quando a pessoa está excitada", diz a ginecologista Caroline. Procure um lubrificante à base de água e nunca use outros produtos, especialmente com álcool na composição. E mesmo na masturbação com a vagina ou pênis, nada impede que seja usado um lubrificante - tudo depende da preferência e conforto de cada um. 

Posso perder a virgindade me masturbando?

O conceito de virgindade é entendido como ausência de relação sexual com um parceiro. Dessa forma, é impossível uma pessoa perder a virgindade se masturbando. Por outro lado, qualquer estímulo pode ser suficiente para a ruptura do hímen, que é um critério utilizado em perícia para determinar se uma mulher é ou não virgem - mas esse conceito é equivocado. "Uma mulher pode nascer sem hímen, ou ele pode se romper em contato com o dedo, com o vibrador ou até espontaneamente em situações menos comuns", explica o urologista Valter. Dito isso, a ausência de hímen não deve ser considerada um critério para a virgindade feminina, e tampouco a masturbação solitária tirará a virgindade de alguém. 

Existe risco de contrair alguma DST ao fazer uma masturbação?

Masturbação em dupla também pede cuidados - Foto Getty Images
Masturbação em dupla também pede cuidados
Depende. É possível acontecer uma contaminação quando há masturbação mútua e os fluidos sexuais estejam contaminados. "Várias doenças sexualmente transmissíveis não exigem a penetração para ocorrer a transmissão, basta o contato íntimo ou uma ferida nas mãos e dedos da pessoa", explica o urologista Valter, que aponta como exemplo clássico o HPV, vírus que é transmitido apenas pelo contato pele com pele. Caso você não saiba se o seu parceiro ou sua parceira possui alguma DST, prefira fazer o estímulo com camisinha ou então não masturbar a pessoa, praticando apenas o sexo seguro. 

A masturbação interfere no formato ou no tamanho do órgão genital?

 Não. "Essas características são determinadas por fatores genéticos e pelo ambiente intrauterino e pós-nascimento, relacionado com estímulos hormonais e nutrientes necessários para que as diferentes fases de evolução da genitália ocorram de forma normal", explica Valter Javaroni. O desenvolvimento do órgão genital se dá desde o feto até a adolescência, e as variações de tamanho ou formato dependem da saúde do indivíduo. 

A masturbação pode causar mudanças em nosso corpo?

Prazer não causa alterações no corpo, como crescimento de pelos - Foto Getty Images
Prazer não causa alterações no corpo, como crescimento de pelos
Não. Frases como "masturbação fará os pelos crescerem" ou "fará os seios se desenvolverem" e outros ditos do tipo não passam de crença, de acordo com os especialistas. "Durante muito tempo, esses mitos foram usados para condenar a prática da masturbação, seja por questões religiosas ou pessoais", diz o urologista Valter. No entanto, a masturbação é uma prática extremamente normal, que se feita com os devidos cuidados não causa qualquer tipo de problema. 

Quais são os sinais de que há algo errado após ou durante a masturbação?

A dor durante ou depois da prática é o principal indício. "Feridas que não desaparecem espontaneamente 24 horas depois do estímulo também merecem atenção, e o mais recomendado é mostrar para o urologista ou ginecologista o quanto antes", ressalta o urologista Valter. Caso você sinta algo diferente, procure descobrir o que motivou o problema e busque um especialista. 

A higiene é importante? Como deve ser feita da forma correta?

Uma higiene adequada é de extrema importância, pois só assim é possível estar seguro contra infecções, inflamações e até mesmo doenças. Para homens e mulheres, a higiene antes e depois da prática deve ser feita com água e sabonete neutro, tanto das mãos quanto do órgão genital. "Evite produtos bactericidas ou germicidas que vão acabar destruindo a flora natural da região genital", lembra o urologista Valter. O especialista afirma que um erro comum é o de homens usarem sabonetes íntimos femininos para fazer a higiene. "São situações totalmente diferentes, órgão com formatos diferentes e pH é diferente", completa. O ideal mesmo, para ambos os sexos, é a água com sabonete neutro, inclusive para higienizar os acessórios sexuais. 
A atenção fica redobrada quando a masturbação é anal. Nesse caso, precisamos lembrar que as bactérias e germes do reto não devem ser introduzidas na vagina. "O correto é não misturar as coisas, ou então usar preservativo para a introdução anal e retirá-lo ou colocar um novo para praticar o estímulo vaginal." 

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Após 39 anos, aeroporto de Carolina volta a operar voos regulares

 Foto: Ascom/Setur
Após 39 anos sem operações, o aeroporto da cidade de Carolina, portão de entrada da Chapada das Mesas, volta a receber voos regulares. A cerimônia de reinauguração do campo de aviação e o voo inaugural aconteceram na segunda-feira (15). O pouso da companhia Sete Linhas Aéreas, vindo de Brasília (DF), marcou o novo momento do turismo na Região Sul do Maranhão.
A Sete Linhas Aéreas realizará operações nas segundas, quartas e sextas, com escalas em Palmas e Araguaína. Os voos sairão de Brasília às 11h02 e chegarão à cidade maranhense às 14h45. Na volta, sairão de Carolina às 15h e chegarão às 18h47. “O novo voo, que liga o Distrito Federal e Tocantins à cidade de Carolina, permitirá que os turistas desembarquem no Parque Nacional da Chapada das Mesas. Criado em 2005, é um dos mais novos parques nacionais do país. Carolina, às margens do Rio Tocantins, é o ponto de partida para quase todos os passeios”, explicou a secretária de Estado de Turismo, Delma Andrade.
O secretário adjunto de Relações com o Mercado da Secretaria de Estado de Turismo, Marcus Vinícius Campos, que participou da cerimônia, ressaltou que a ampliação da malha aérea é resultado da redução da alíquota do ICMS do querosene por parte do Governo do Maranhão. “Esta medida nos torna mais competitivos diante do cenário nacional. Além disso, a acessibilidade é uma das prioridades, pois entendemos que o turismo só acontece quando existe o acesso”, destacou.
Após estudos técnicos e rodadas de diálogo, o Governo do Estado passou a atuar com carga tributária de 17% para empresas que operarem em um aeroporto maranhense, de 12% para operações em dois aeroportos e 7% para três ou mais aeroportos ou promoção de voos internacionais a partir do Maranhão. A alíquota praticada anteriormente era de 25% para todas as empresas.
Chapada das Mesas

Florestas de buritizais, sertões, relevo de chapadas vermelhas, estonteante conjunto de curiosas formações rochosas, cânions, cavernas e cachoeiras. São inúmeras as surpresas e aventuras que uma viagem ao Parque da Chapada das Mesas pode revelar. “Este santuário ecológico de 160 mil hectares traz incontáveis espetáculos naturais, exemplares únicos do Cerrado brasileiro. Mas, sem dúvida, as cachoeiras e suas piscinas naturais de água cristalinas com temperaturas amenas, em meio aos imensos paredões rochosos, são grandes responsáveis pelo encanto que envolve o Parque. Destacam-se as cachoeiras de São Romão e a da Prata”, explicou a secretária Delma Andrade.
Outra atração é o trekking (atividade do turismo de aventura que consiste em caminhadas por ambientes naturais) até o Morro das Figuras, com inscrições rupestres e as trilhas ecológicas como a que leva até o Morro do Chapéu. O entorno do Parque oferece diversos atrativos imperdíveis. São trilhas que levam a incríveis cachoeiras e mirantes, praias e passeios fluviais e muita aventura.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Vai pra Guantánamo, Aécio Neves


Por Altamiro Borges

O cambaleante Aécio Neves embriagou-se de vez. Derrotado nas eleições presidenciais no Brasil e escorraçado de Minas Gerais, ele agora tenta interferir no processo político da Venezuela. Já que as marchas golpistas pelo impeachment de Dilma deram xabu, o senador mineiro-carioca parece que decidiu infernizar o presidente Nicolás Maduro. Junto com uma comitiva de demotucanos velhacos e hidrófobos e aproveitando-se do show pirotécnico da mídia colonizada, o presidente do PSDB chega a Caracas com a missão de "denunciar as prisões políticas e promover os direitos humanos no país vizinho". Haja hipocrisia do novo candidato a líder do grupo direitista Tea Party dos EUA.

Quando do golpe militar em Honduras, em 28 de junho de 2009, Aécio Neves não prestou qualquer solidariedade às vítimas da orquestração tramada pela oligarquia local, com o apoio da mídia venal, do corrompido Poder Judiciário e dos EUA. Até a Assembleia Geral da ONU aprovou uma resolução condenando a derrubada do presidente Manuel Zelaya, que foi retirado a força de sua residência em Tegucigalpa, ainda de pijama, e levado a uma base aérea nas imediações da capital do país. Já alguns tucanos, que até parecem agentes de quinta categoria da CIA, festejaram o golpe militar e criticaram o governo Lula por conceder asilo político ao presidente deposto na embaixada de Honduras.

Já quando do golpe judicial-midiático no Paraguai, em 22 de junho de 2012, Aécio Neves também não viajou às pressas ao país vizinho para prestar solidariedade ao presidente deposto Fernando Lugo e aos presos políticos. O patético Alvaro Dias, então líder do PSDB no Senado, inclusive foi à capital do país para legitimar a posse do vice-presidente golpista, Federico Franco. Logo na sequência, Aécio Neves criticou a exclusão do Paraguai do Mercosul, aprovada por todos os países membros, e ainda fez escândalo contra o ingresso da Venezuela no organismo de integração regional. Deve ter recebido inúmeros elogios dos falcões imperialistas do Departamento de Estado dos EUA.

Já que o cambaleante tucano está tão preocupado com os "presos políticos e os direitos humanos", ele podia aproveitar a viagem a Caracas e dar uma esticadinha até Guantánamo, a base militar dos EUA que fica bem próxima da Venezuela. Lá ele encontrará várias pessoas que foram presas sem qualquer julgamento e que sofreram bárbaras torturas. Nos últimos anos já passaram pelo local 775 prisioneiros sem acusação formal. Definidos como terroristas pelo terrorista George Bush, ex-presidente ianque, estes presos não são protegidos nem pela Convenção de Genebra.

Vários deles já morreram nestas masmorras dos EUA. Em 2009, a National Geographic Channel divulgou um documentário, intitulado "Inside Guantanamo", sobre as atrocidades praticadas no local, como o transporte dos detentos em jaulas, abusos sexuais, desrespeito às práticas religiosas e outros cruéis tipos de tortura.  Vai pra Guantánamo, senador Aécio Neves! Mas cuidado para não ficar por lá. Os ianques, que você tanta admira e venera, são barra pesada e mestres na violação dos direitos humanos. Na viagem à base militar, aproveite e leia o excelente artigo do Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo, sobre o seu papel ridículo na Venezuela.

O que deu na cabeça de Aécio para se meter na vida dos venezuelanos?

Que deu na cabeça de Aécio para ir se meter nos negócios alheios na Venezuela?

É uma das ideias mais imbecis dos últimos anos na cena política. Tem a mesma quantidade de tolice da viagem que Kim Kataguiri empreendeu a Brasília para derrubar Dilma.


A diferença é que Kim é mirim, e Aécio já ultrapassou os 50, embora faça força para parecer um garotão.

Cada país que cuide de seus problemas.

A direita brasileira é a segunda pior do mundo, no quesito apego a mamatas e privilégios estatais. Só é batida pela direita venezuelana.

Desde que Chávez chegou ao poder – pelos votos – a direita tenta derrubar a nova ordem que nada mais fez que incluir uma vasta porção de venezuelanos relegados à miséria ao longo dos séculos.

Até um golpe foi dado. Durou pouco, e Chávez acabou reconduzido pela reação do povo e de seus antigos companheiros militares.

Neste trabalho de sabotagem contra a inclusão social e contra a democracia, a elite venezuelana tem o amparo permanente dos Estados Unidos.

Era assim com Bush e continuou assim com Obama, de quem se esperavam, em vão, mudanças.

Numa de suas grandes frases, Chávez disse que a diferença entre Bush e Obama era a mesma que existe entre seis e meia dúzia.

Chávez governou para os pobres, e recebeu deles o reconhecimento na forma de um amor irrestrito.

Ele cansou de ganhar eleições, pelo apoio popular. Mesmo quando a oposição, tradicionalmente fragmentada, se uniu com Capriles Chávez, sozinho, bateu os que queriam o retorno da velha ordem.

Doente, ele pediu que os venezuelanos votassem em Maduro caso morresse. Já não era Chávez que enfrentaria a oposição reunida, mas um semidesconhecido indicado por ele, Maduro.

E Maduro venceu, em eleições cuja lisura foi atestada por Jimmy Carter e diversos outros insuspeitos observadores internacionais.

A oposição começou a tramar contra Maduro imediatamente. O primeiro passo foi a acusação, disparatada e cínica, de fraude eleitoral.

E a sabotagem não parou mais.

Querem tirar Maduro? Que vençam nas urnas.

Mas não. A direita venezuelana, como a brasileira, quer atalhos que prescindam de uma coisa chamada voto.

O 1% venezuelano não tem nada a mostrar. Governou por séculos a Venezuela e construiu uma das sociedades mais iníquas do mundo.

Se você acha que a mídia brasileira é canalha, é porque não viu a venezuelana. Até a mãe de Chávez era constantemente xingada nas redes de tevê da Venezuela.

E é dentro desse quadro tão complicado, de boicote sistemático da plutocracia contra a democracia, que Aécio acha que tem alguma contribuição a dar aos venezuelanos.

É cômico e é trágico ao mesmo tempo.

Aécio, definitivamente, não se enxerga.

Vi, nas redes sociais, reações que contam muito sobre o caso. Várias pessoas perguntaram quanto custaria a viagem aos cofres públicos.

Até o avião da FAB seria utilizado. Pagar passagens com o próprio bolso não faz parte dos hábitos de Aécio.

Terminou em piada, claro.

O jornalista Pedro Alexandre Sanches, no Twitter, pediu a Maduro que aceitasse Aécio na Venezuela.

Para sempre.

Fonte: Blog do Miro

terça-feira, 16 de junho de 2015

Flávio Dino e Edvaldo dão o pontapé inicial do 'Mais asfalto'

Recuperar as vias urbanas e garantir melhor fluxo no trânsito da capital são os objetivos do convênio firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís, com investimentos na ordem de R$ 57 mi. Esses compromissos foram reafirmados neste sábado (13) pelo governador Flávio Dino e pelo prefeito Edivaldo Holanda Jr. no início das primeiras pavimentações do ‘Mais Asfalto’, que beneficiará diversos bairros de São Luís.

Somente nesta primeira etapa, iniciada neste sábado (13), R$ 20 milhões serão destinados à pavimentação de ruas com o programa ‘Mais Asfalto’, do Governo do Estado. A primeira intervenção de recuperação iniciou nas ruas e avenidas dos bairros da área Itaqui-Bacanga. Ao final do convênio serão pavimentados, aproximadamente, 120 km de extensão nas ruas e avenidas de São Luís.

“Temos muitas obras em mais de 15 municípios com o programa ‘Mais Asfalto’, sempre valorizando as cidades. No caso de São Luís chegou a hora de intensificarmos as obras para, até o fim do ano, recuperarmos mais de 150 km de vias urbanas na capital. Somente com o ‘Mais Asfalto’ serão 120 km, além das diversas intervenções no trânsito que serão feitas para que a mobilidade urbana seja finalmente equacionada na nossa capital”, disse o governador Flávio Dino explicando que o esforço da gestão estadual é no sentido de assegurar melhores condições em mobilidade urbana e, consequentemente, melhor qualidade de vida para a população de São Luís.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior ressaltou que as diversas parcerias entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado beneficiam tão somente a população. “Pela primeira vez São Luís pode ver um governador e um prefeito caminhando lado a lado, enfrentando juntos os problemas da capital. E hoje estamos aqui na área Itaqui-Bacanga iniciando as obras que pavimentarão ruas de vários bairros da nossa cidade”, disse o prefeito.

Os primeiros bairros beneficiados serão Anjo da Guarda e Vila Embratel, com obras iniciando na próxima semana. Na região Itaqui-Bacanga serão recapeados mais de 36 km de vias. No total, serão pavimentadas 296 ruas e avenidas de 17 bairros da capital. “O convênio é o começo de um novo momento pro Maranhão, que vê a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís. Estamos muito contentes por este trabalho com um Governo amigo da cidade”, completou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, explicou que esta é uma etapa do programa estadual que tem contemplado diversas cidades do estado. “Esta é mais uma etapa do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado. Agora, com essa parceria com a nossa tão querida capital maranhense, visto toda a importância econômica, política e social de São Luís”.

Os demais bairros contemplados pelo convênio e que também receberão obras são Cidade Operária, Cohab, João de Deus, São Bernardo, Vila Luizão, Coroadinho, Vila Nova República, São Raimundo, Vila Bacanga, Vila Isabel, Vila Ariri, Vila São Luís, Vila Mauro Fecury I, Vila Mauro Fecury II e Alto da Esperança. O prazo previsto para execução é de seis meses, mas há o esforço de que as obras sejam entregues ao final de quatro meses de trabalho.

INTERBAIRROS

Ligar os bairros aprimorando as vias urbanas e construindo novas pontes. Esse é o principal objetivo do projeto ‘Interbairros’ que visa diminuir o congestionamento das principais avenidas de São Luís. O governo do estado vai investir R$ 32 milhões no Interbairros e as obras começam ainda no final de junho, em parceria com a Prefeitura de São Luís.

A realização de obras representam soluções inteligentes para o trânsito na capital, resultando em benefícios para o dia-a-dia da população. “O Governo continuará trabalhando em favor da cidade de São Luís, acabando com a antiga omissão às necessidades da capital, que antes imperava. Esses dois primeiros convênios para melhorar a mobilidade urbana são parte dessas iniciativas, que também atingem a Saúde, Educação e outras políticas públicas”, afirmou o governador Flávio Dino.

O projeto Interbairros fará 14 ligações, sendo elas entre: a estrada da Maioba e a Avenida dos Holandeses; entre a Rua Boa Esperança e a Rua do Aririzal; entre a Rua Eduardo Magalhães e Altos do Calhau; entre o Vinhais Velho/Recanto dos Vinhais e a Avenida Daniel de La Touche; entre a Avenida Guajajaras e a Rua do Arame; entre a Avenida São Marçal e Avenida dos Africanos; entre a Rua Haroldo Paiva e Avenida 2 do São Cristóvão; entre o Angelim e Boa Esperança; entre a Avenida dos Portugueses e a Vila Maranhão; Conexão entre o Bequimão e Angelim; ligação entre o Parque Sabiá e a Forquilha; entre o Pão de Açúcar e o Bequimão; entre a Cidade Operária e o Jardim São Cristóvão e entre a Via Expressa e o Maranhão Novo.

TRÂNSITO

Os objetivos de melhorar o tráfego de veículos e dar melhor fluidez ao trânsito de São Luís compõem o quadro de novas ações do Governo do Estado para os próximos meses. O Governo do Estado destinou R$ 5 milhões em intervenções logísticas de trânsito em áreas de grande fluxo a serem feitas em parceria com a Prefeitura.

Modificações pontuais alteram alguns detalhes no trânsito da capital e dão maior racionalidade ao trânsito das ruas de São Luís. “Essa parceria é importante para melhorar a infraestrutura da capital. O nosso trabalho é em conjunto com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes para contribuirmos com a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse Clayton Noleto, secretário de Estado da Infraestrutura.

Fonte: Secom do Governo do Estado

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Por que as conquistas históricas do futebol feminino não saem na mídia?


Noite de terça-feira (9), Montreal, Canadá. Abertura da Copa do Mundo de Futebol Feminino.  A seleção brasileira estreia com vitória de 2 x 0 sobre a Coreia do Sul. Mais do que isso, registra dois feitos históricos. No início do 2º tempo, Marta, cinco vezes eleita a melhor jogadora do mundo, balança a rede em cobrança de pênalti, atinge a marca 15 gols em mundiais e se torna a maior artilheira da história campeonato. Antes disso, ainda no 1º tempo, Formiga, 37 anos, 20 de seleção brasileira, abre o placar e se transforma na jogadora mais velha a marcar gol em mundiais.

Pouquíssimos brasileiros, porém, comemoraram a tripla conquista da noite de estreia. Os feitos nem chegaram a ser assunto nas rodas de conversas da semana. A maioria das pessoas sequer ficou sabendo. As marcas das maiores jogadoras do dito "país do futebol" obtiveram pouco espaço na imprensa comercial, inclusive na especializada. Por que Ronaldo, o fenômeno, que também ostenta a marca de 15 gols em mundiais, tem muito mais visibilidade? Por que o menino Neymar, qualitativamente distante de marcas como estas, é quem frequenta as primeiras páginas dos jornais?

Professora do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Maíra Kubik afirma que a mídia tende a reproduzir estereótipos e, por isso, nela, a mulher ocupa apenas seus papeis mais tradicionais, como o de dona de casa ou de mãe. "Pesquisas demonstram que, por exemplo, em matérias de economia, a mulher é entrevistada no supermercado para falar sobre o aumento dos preços, enquanto os homens são os economistas, que comentam tecnicamente", exemplifica.

No caso específico do futebol, ela aponta que a mulher é tratada muito mais como "musa" do que como "atleta". "No Brasil do machismo, o lugar da mulher não é no futebol, que ainda tido como um nicho masculino. E, por isso, mesmo conquistas valorosas como a de Marta e Formiga não ganham visibilidade", esclarece.

A professora destaca que estudos críticos da imagem demonstram que o machismo na cobertura esportiva é tão grande que, mesmo quando as mulheres conseguem algum espaço, são retratadas em ângulos que visam destacar partes especificadas dos seus corpos, de forma a retratá-las muito mais como objeto sexual do que elas como atletas.
 
Machismo à espreita
A militante feminista Isa Penna acrescenta que, independente do aspecto que você analisar a cobertura da mídia esportiva brasileira, irá encontrar o machismo à espreita. De acordo com ela, até mesmo no jornalismo esportivo o papel da mulher é diferente. Os homens são  os comentaristas. Elas, as apresentadoras. "As mulheres funcionam quase como enfeites. Quem dá a linha editorial da cobertura são os homens", denuncia.

Isa observa que o machismo também está estampado nos salários pagos. Enquanto os jogadores chegam a negociar cifras milionárias, as mulheres ganham entre R$ 320 e R$ 2 mil. Há apenas dois anos, em 2013, os salários delas, embora baixos, variavam de R$ 800 a R$ 5 mil. "Isso mostra que, neste momento de crise econômica, os patrocínios para o futebol feminino são os primeiros a serem cortados", afirma.

Ela acrescenta que, atualmente, há 800 times de futebol masculino inscritos nos campeonatos regionais. Já os femininos são apenas 175. "Em São Paulo, os principais clubes não tem seleções femininas. O Santos, que tinha, fechou recentemente, com a velha desculpa de que falta patrocínio", relata.

O jornalista esportivo José Roberto Torero avalia que o futebol feminino ainda é muito desconsiderado não só no Brasil, mas em vários outros países com tradição no esporte. De acordo com o jornalista, o futebol feminino só se destaca mesmo nos países em que o masculino não é forte, como na Suécia, na Noruega e nos Estados Unidos. "Parece que as mulheres ainda não têm licença para jogar futebol", afirma.

Dentre os fatores, ele também cita o machismo, que faz com que o público encare os esportes mais brutos, de maior contato, como genuinamente masculinos. “Vôlei, que não tem contato, mulher pode jogar. Basquete, fica o meio termo. Mas futebol, não”, esclarece.  O jornalista esportivo lembra também que as mulheres vêm conquistando espaço em práticas como a natação e o atletismo, mas, mesmo no país do futebol, não rompe a barreira dos espaços exclusivos dos homens.

Torero afirma que, mesmo na cobertura do jornalismo esportivo, o papel da mulher ainda é escasso. "Jogadoras como a Marta e a Formiga teriam muito a contribuir como comentaristas, mas não são sequer convidadas para falarem sobre partidas masculinas. O máximo de espaço que as mulheres ocupam é para comentar partidas das próprias mulheres", observa ele. 

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Conversa de Feira: A volta do cipó de aroeira

Conversa de Feira: A volta do cipó de aroeira: A série de anúncios do Boticário para a TV é exemplar: provou que muitas vezes quem é contra faz o jogo do adversário. Brilhante! Lem...

A volta do cipó de aroeira


A série de anúncios do Boticário para a TV é exemplar: provou que muitas vezes quem é contra faz o jogo do adversário. Brilhante!
Lembrando: o Boticário fez vários anúncios para o Dia dos Namorados, com as mais diversas duplas de pessoas namorando: homem com mulher, ambos jovens; homem mais velho com mulher mais jovem, mulher mais velha com homem mais jovem, homem com homem, mulher com mulher (este colunista gostou da ideia e dos anúncios, embora isso não tenha a menor importância no caso: acha que os anúncios retrataram uma realidade contemporânea – aliás, nem tão contemporânea assim, considerando-se que Lotta Macedo Soares e Elizabeth Bishop formaram um casal há mais de 50 anos, e que Sócrates – o filósofo que jogava na Seleção grega – formou um aplaudido casal com o mais brilhante general ateniense, Alcebíades).
Mas o que rendeu mais visibilidade à campanha do Boticário não foram os anúncios, aliás muito bons: foram os protestos de quem não admite que o amor entre seres humanos pode manifestar-se de diversas maneira. Nem que o Boticário usasse uma verba dez vezes maior conseguiria a mesma repercussão causada pelos protestos.
É o efeito-bumerangue: muitas vezes, o exagero nas reclamações serve apenas para dar maior visibilidade àquilo que se combate. O marketing do Boticário deveria dar prêmios aos que protestaram com mais veemência.
E os meios de comunicação, que registraram a guerra de tweets nas redes sociais, bem poderiam ter discutido um pouco o tema da liberdade de expressão. Criticar aquilo de que não se gosta, vá lá; mas tentar retirar os anúncios do ar já é um pouco demais. Jornalista de verdade não aceita censura e briga contra todos os que tentam implantá-la.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

O problema é a cruz ou o fato de ser uma transgênero?

Viviany Beleboni, encenando na parada gay
A alegoria representada por uma atriz transgênero, que desfilou crucificada em um dos trios elétricos da Parada do Orgulho LGBT, foi duramente criticada por líderes evangélicos, como o pastor Marco Feliciano, e por muita gente nas redes sociais.
Mas o uso da crucificação para representar um ponto de vista não é inédito.

Veja 10 imagens que mostram que a crucificação não é um protesto inédito:

Em outubro de 2012, a revista Placar colocou Neymar crucificado na capa.

1. Em outubro de 2012, a revista Placar colocou Neymar crucificado na capa.

A opinião da revista era de que o craque tinha sido pego para Cristo pelos críticos que o acusavam de só cair em campo
.

2. Em 1990, Bezerra da Silva posou assim para a capa do seu disco “Eu Não Sou Santo”.
Em 1990, Bezerra da Silva posou assim para a capa do seu disco "Eu Não Sou Santo".
3. Em 2010, Marcelo D2 postou no Twitter esta montagem, inspirada na capa do Bezerra da Silva.
Em 2010, Marcelo D2 postou no Twitter esta montagem, inspirada na capa do Bezerra da Silva.

4. A própria Placar já havia recorrido à alegoria da crucificação antes de Neymar: em 2001, botou Marcelinho Carioca como cristo do Corinthians.
A própria Placar já havia recorrido à alegoria da crucificação antes de Neymar: em 2001, botou Marcelinho Carioca como cristo do Corinthians.

5. E uma edição rara do VHS de “Navalha na Carne”, filme de 1997 estrelado por Vera Fischer, era assim.

E uma edição rara do VHS de "Navalha na Carne", filme de 1997 estrelado por Vera Fischer, era assim.


6. Incontáveis editoriais de moda usaram a imagem clássica da iconografia cristã. No Brasil, um deles foi o ensaio do estilista Sergio K. com o modelo Tony Ward.
Incontáveis editoriais de moda usaram a imagem clássica da iconografia cristã. No Brasil, um deles foi o ensaio do estilista Sergio K. com o modelo Tony Ward.

7. A Veja também já usou a imagem simbólica da crucificação para representar o brasileiro e os impostos.
A Veja também já usou a imagem simbólica da crucificação para representar o brasileiro e os impostos.

8. Anônimos também já representaram a crucificação em protestos pelas mais diversas causas.
Anônimos também já representaram a crucificação em protestos pelas mais diversas causas.

André Luiz dos Santos usou a imagem para protestar por justiça no julgamento do goleiro Bruno pelo assassinato de Eliza Samudio.
9. Como nesta passeata pelas cotas em concursos públicos.
Como nesta passeata pelas cotas em concursos públicos.

10. E nos protestos de 12 de abril contra a Dilma na Paulista.
E nos protestos de 12 de abril contra a Dilma na Paulista.



Fonte: Blog BuzzFeed