quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Governo do Estado através do CEMESP, promove 2ª ação social para diabéticos e hipertensos



O CEMESP- Centro de Medicina Especializada em Hipertensão e Diabetes realizará ação social nessa sexta feira, dia 09 das 8 às 14h chamada 'Projeto Portas Abertas' com uma programação educativa voltada para pessoas hipertensas e diabéticas.

O diretor geral do CEMESP, o cardiologista Dr. Fernando Lima, informou ao blog um quadro geral sobre o desenvolvimento dessas duas doenças e como e onde acontecerá essa importante ação. Leia abaixo a explanação do médico: 

"A Hipertensão Arterial é um problema crônico bastante comum. Sua prevalência é alta e aumenta em faixas etárias maiores. É responsável por complicações cardiovasculares, encefálicas, coronarianas, renais e vasculares periféricas. Estima-se que 40% dos acidentes vasculares encefálicos e em torno de 25% dos infartos ocorridos em pacientes hipertensos poderiam ser prevenidos com terapia anti-hipertensiva adequada. 

O Diabetes Melitus configura-se hoje como uma epidemia mundial, traduzindo-se em grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo. O envelhecimento da população, a urbanização crescente, o sedentarismo, dietas pouco saudáveis e a obesidade são os grandes responsáveis pelo aumento da prevalência do Diabetes.

As consequências humanas, sociais e econômicas do diabetes são devastadoras para o mundo: 4 milhões de mortes por ano são determinadas por essa doença e suas complicações, representando 9% do total de morte.

Dr. Fernando Lima, médico cardiologista,
diretor geral do CEMESP
O grande impacto econômico da doença ocorre notadamente nos serviços de saúde, como consequência dos crescentes custos do tratamento e, sobretudo das complicações, como a doença cardiovascular, diálise por insuficiência renal crônica e as cirurgias para amputações de membros inferiores. No Brasil, o Diabetes e a Hipertensão constituem a primeira causa de hospitalizações no sistema público de saúde. A pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio- PNAD de 2010 mostrou que 14,0% e 3,6% da população geral referiram Hipertensão e Diabetes respectivamente.

A Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde desde 2006 vem desenvolvendo o VIGITEL-Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico com o objetivo de fazer o monitoramento contínuo da frequência e distribuição de fatores de risco e proteção para doenças crônicas em todas as capitais dos 26 estados brasileiros, inclusive São Luis, e no Distrito Federal.

Através destes dados é possível ter estimativas da frequência de indivíduos que referem diagnóstico médico prévio de Hipertensão Arterial e de Diabetes Melitus. Esses indicadores obviamente tendem a subestimar a frequência desses agravos na população, na medida em que não incluem casos não diagnosticados, no entanto, são muito úteis para objetivos relacionados à gestão do cuidado na rede de saúde.

Estão bem estabelecidas às ações de saúde que devem ser implementadas para um efetivo controle desses agravos e de seus fatores de risco, visando, sobretudo sua prevenção, diagnóstico e tratamento oportuno e de qualidade; o grande desafio é traduzir esses conhecimentos técnico-científicos em ações concretas na rede de saúde e no âmbito populacional, para que possam beneficiar o maior número possível de pessoas. 

Na tentativa de minimizar e informar as complicações serias que a hipertensão e a diabetes trazem para seus portadores, conclui-se, portanto, que outras ações como esta serão necessárias e devem ser realizada objetivando a melhoria, condução e bem estar da população em questão.

Diante disto, desenvolveremos um trabalho educativo junto à população dos bairros Monte Castelo/ Bom Milagre/Retiro Natal /Apeadouro."Concluiu o médico.

Agenda das atividades que serão realizadas:

Público Alvo:

Pessoas Hipertensas e Diabéticas
Moradores dos bairros: Monte Castelo/ Bom Milagre/ Retiro Natal /Apeadouro.

Data:
Dia 09 de Outubro de 2015 das 8 às 14h nas instalações do CEMESP

Horários das atividades e localidade:

8h às 9h- Palestra Educação Continuada (Fernanda Tomé e Gardênia)- Auditório
1-      DM (Dra Fernanda Tomé) 15 min.
2-      HAS (Dr. Fernando) 15 min.
3-      SAÚDE BUCAL (Odontologia- Dra Rubia) 15 min.
9h as 14- Atendimento médico

Durante estas palestras acontecerão várias atividades, veja:

Aferição de Pressão Arterial- Equipe de enfermagem – (Dra Camila)
Verificação de Glicemia-Equipe de enfermagem- (Dra Camila)
Orientação Nutricional- (Drª Ana Carolina- Manha + Gabriel- Tarde)
Orientação do Serviço Social- (Drª Patricia)
Orientação Odontologia-(Rubia e Suzana)  
Orientação em Psicologia- (Dr Kenny)
Orientação e distribuição de insulina NPH - farmácia (Dra Irineide)
Orientação de endocrinologia-
            1- (9  ás 11h) -
            2-(11 às 13h) -
            3-(13 às 14h)-
Orientação de cardiologia-
            1 (9  ás 11h)
            2- (11 às 13h)
            3- (13 às 14h)
Clinica médica
            1- (9  ás 11h)
            2-(11 às 13h)
            3-(13 às 14h)


Fonte: Gerencia de Saúde do CEMESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário