sexta-feira, 25 de julho de 2014

Assassinato de liderança rural em Araioses causa comoção e revolta


Líder Camponês, Zé Enedina 
Após três dias desaparecido, o corpo do senhor José Enedina, morador da comunidade Santa Rosa, em Araioses/MA, foi encontrado, na última segunda-feira (23), perto de uma ponte, no local. Ele foi assassinado a facadas (inclusive na boca) e pauladas. O corpo já estava em estado de decomposição.
 
Enedina era uma liderança importante da luta por reforma agrária da região do Baixo Parnaíba maranhense e sua morte revela alguns problemas crônicos da falta de prioridade destinada pelos poderes públicos à temática.
 
“Foi com muita consternação que recebemos a triste notícia do brutal assassinato do presidente da associação dos moradores, Sr. José Enedina. Ainda marcados pelo choque de uma notícia deste tipo, faltam palavras e restam apenas momentos de silêncio junto à SMDH e aos familiares debaixo desta cruz muito pesada”, manifestou-se, em carta, Regina Reinart, Encarregada de Projetos do Brasil do Departamento da América Latina de Misereor, agência de cooperação alemã que financia atividades da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), sobretudo no que diz respeito a temas como o direito à terra e ao território.
 
Técnicos da SMDH deslocaram-se até o município logo que souberam do ocorrido. Prestaram solidariedade à família e diligenciaram visando contribuir com a elucidação do crime e punição dos culpados. Eles conversaram ainda com moradores da região sobre o assunto, fruto do clima de tensão instaurado na área há mais de 20 anos, como lembrou o advogado Luís Antônio Pedrosa, em nota publicada em seu blogue: “Desde a antiga fazendeira Ester Furtado até os dias de hoje, Incra e Secretaria de Patrimônio da União não se entendem para titular a área, quase toda pertencente à União Federal, em favor dos trabalhadores rurais”, afirmou.
 
A advogada Joisiane Gamba, que ingressou na SMDH acompanhando o conflito agrário na região, manifestou-se em uma rede social: para ela, a morte de Zé Enedina configura-se “uma perda para a luta, bravo homem, que resistiu na terra, enfrentando os interesses mesquinhos da lógica capitalista”.
Ontem (22), no final da tarde, a SMDH recebeu a notícia de que um dos suspeitos do crime havia se suicidado.
 
Encontro – Lideranças de vários municípios com áreas em conflito na região do Baixo Parnaíba acompanhadas pela SMDH estão reunidas até amanhã (24) no Sítio Pirapora (Rua Carmelo, 30, Pirapora), no Encontro de Avaliação das Áreas Acompanhadas pelo Projeto Sementes de Esperança (PSE). Todos os presentes lamentaram profundamente a perda do companheiro de lutas: Zé Enedina havia comprado passagem para participar do encontro.
 
Além das atividades inicialmente previstas na programação do encontro, a manhã de amanhã (24) será também destinada a celebrar a memória de Zé Enedina. Lideranças e técnicos da SMDH presentes assinarão e tornarão pública uma nota de repúdio à violência no Maranhão, enfatizando o trágico fim de Zé Enedina e as situações diárias por que passam trabalhadores e trabalhadoras rurais em luta pela terra no Maranhão.
 
Fonte: Site da SMDH

Nenhum comentário:

Postar um comentário