quarta-feira, 19 de março de 2014

Guia orienta educadores a identificar sinais de abuso


Guia Escolar – Métodos para Identificação de Sinais de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes procura informar professores, coordenadores, diretores e demais funcionários das escolas sobre os sinais emitidos por crianças e adolescentes que sofrem abusos. Em fevereiro, aSecretaria da Criança do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria de Educação, começou a distribuir o guia em escolas da rede pública da unidade federativa com o objetivo de orientar toda a comunidade escolar para a identificação de situações de violação dos direitos de crianças e adolescentes.
 
“O projeto vai começar nas escolas de Brazlândia. A proposta do guia é capacitar a comunidade escolar, professores, coordenadores e servidores, para que possam identificar sinais de violência sexual em crianças e adolescentes”, explicou, na ocasião do lançamento do projeto de implantação do guia, a secretária da Criança do Distrito Federal Rejane Pitanga.
 
Mudanças de comportamento, oscilações de humor, ansiedade, curiosidade sexual excessiva, estados de timidez ou extroversão são alguns dos sinais de alerta aos quais os educadores devem estar atentos. Em casos como esses, o guia orienta que seja acionada a rede de proteção dos direitos de crianças e adolescentes, por meio do conselho tutelar, da polícia, do Disque 100 e do Centro de Referência da Criança e do Adolescente – CRCA.
 
Entre janeiro e abril de 2013, segundo dados do CRCA, foram registradas 300 denúncias de violações dos direitos de crianças e adolescentes: 72% dos casos foram de negligência, 48% de violência psicológica, 39% de violência física e 23% de violência sexual. O número de denúncias no período foi 29% maior que o registrado no ano anterior.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário