sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Guantánamo: Questões de Negócios?


Assim como fez na guerra do Vietnã, o envio de negros e latinos como bucha de canhão, os Estados Unidos continuam instruindo o segundo americano a fazer o trabalho sujo. Em junho passado, verificou-se que 165 reservistas porto-riquenhos foram enviados para a base militar que Washington mantém no território cubano prisão de Guantánamo ilegalmente ocupados para agir como policiais.

Prisão mais cara do mundo custa ao contribuinte dos EUA cerca de quinhentos milhões de dólares por ano para cobrir os custos da alta força de trabalho de mais de 800 guardas, vigilância invasiva e força de alimentar um grande número de presos que estrela extensos sucessivas greves de fome.

Privados de direitos básicos, saber o que eles são acusados, cada um dos 166 prisioneiros que permanecem no custo os melhores do mundo criminoso conhecido nos Estados Unidos entre 700 000 e 900 000 dólares por ano, dez vezes o custo de um preso em solo americano. E por essa razão, mais do que a injustiça de sua prisão, a democracia americana estranho retorna se preocupar com eles.

Nesta quarta-feira, os EUA Senado Dianne Feinstein parlamentar disse que tal despesa "é um enorme desperdício de dinheiro" e do vice-líder da maioria democrata no Senado, Dick Durbin, o chamou de "fiscalmente irresponsável". Esta é a primeira audiência no Senado sobre o assunto desde 2008, quando o assunto estrelou a campanha eleitoral do então candidato Barack Obama e isso, em outra de suas promessas, ele prometeu fechá-la, que por sua vez derrubou pelo enorme greve de fome desencadeou na prisão desde março.

Por esta circunstância, Obama levantou a moratória em maio passado para transferir os presos para o Iêmen e designou o advogado Clifford Sloan para retomar a idéia de fechar a prisão. Em junho, a Câmara dos Deputados republicano respondeu com um projeto de lei que a atribuição de dinheiro impede que o Departamento de Defesa para construir ou modificar as prisões do país, onde 166 detentos de Guantánamo reassentamento. A mesma legislação que será votada nas duas casas do Congresso neste verão, procure o Pentágono não tem dinheiro para transferir prisioneiros para seus países de origem, embora ele passou 247.000 mil dólares para renovar a prisão.

Como de costume em os EUA tudo termina em questões de dinheiro, mas ele pode se esconder atrás monstruosa injustiça. Enquanto isso, os guardas são recrutados entre os cidadãos de segundo para que custam menos, e se eles vêm de uma colônia, melhor. (Publicado em Cubahora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário