quinta-feira, 20 de junho de 2013

A disputa com a direita é nas ruas



Por Altamiro Borges


No final da tarde de ontem (19), lutadores pela democratização da mídia e blogueiros se reuniram com os jovens e aguerridos integrantes do Movimento Passe Livre (MPL), o principal protagonista dos protestos das duas últimas semanas que contagiaram o Brasil. Antes do início da conversa, as emissoras de televisão transmitiram ao vivo o anúncio da redução das tarifas em São Paulo feito pelo governador Geraldo Alckmin e o prefeito Fernando Haddad. O clima foi de festa - com choros e risos. Uma histórica vitória da pressão das ruas. 

Na sequência, todos opinaram sobre a natureza das gigantescas manifestações recentes. Ninguém ainda tem certezas sobre o fenômeno. Mas ninguém também é ingênuo. Os integrantes do MPL foram os primeiros a registrar que a direita - inclusive grupos neonazistas e agentes infiltrados da polícia - tentou instrumentalizar o movimento. Eles também criticaram a cobertura distorcida da mídia - que primeiro exigiu violenta repressão e criminalizou os movimentos sociais e, depois, tentou agendar politicamente os protestos. 

Diante destes fatos, eles reafirmaram sua trajetória de esquerda e seu compromisso com "uma nova cidade, que garanta o acesso às pessoas". Eles enfatizaram que a pauta do MPL, centrada na luta pelo passe livre e por um transporte de qualidade, não será desvirtuada. "Sim, somos de esquerda e temos uma pauta de esquerda... Não, não seremos manipulados pela pauta da direita". Lucas Oliveira, o "Legume", ainda elogiou a unidade com outras forças de esquerda forjada durante os protestos. Ele lembrou que, historicamente, eles sempre estiveram juntos - mesmo com suas divergências - na luta pela melhoria nos transportes públicos. 

Na mesma quinta-feira, outras organizações populares se reuniram para comemorar a vitória e para discutir os próximos passos. Centrais sindicais, movimentos estudantis, entidades comunitárias e muitas outras decidiram reforçar ainda mais a mobilização. O objetivo é ocupar a Avenida Paulista na tarde de hoje. Há consenso de que a disputa com as forças da direita - contra seus vândalos e seus provocadores infiltrados - vai se dar nas ruas. O sentimento da sociedade é por avanços nas mudanças no país, com forte protagonismo dos movimentos sociais. Uma importante vitória já foi conquistada!

Fonte: Reproduzido do Blog do Miro

Nenhum comentário:

Postar um comentário