quinta-feira, 30 de maio de 2013

Um livro e uma ONG britânica vítimas de sanções econômicas dos EUA contra Cuba


Os fundos do Departamento do Tesouro confiscaram ONG britânica Cuba Campanha de Solidariedade para a compra de um livro sobre as sanções econômicas contra Cuba.

A guerra econômica contra Cuba. Uma Perspectiva Histórica e Legal sobre o bloqueio dos EUA foi publicado pela Monthly Review Press, editora com sede em Nova York, em abril de 2013. O livro* (adquira aqui) apresenta uma perspectiva histórica e legal de sanções econômicas que os EUA impuseram em Cuba desde 1960 e avalia seu impacto particularmente em áreas como a saúde, que afetam seriamente os mais vulneráveis ​​da população cubana como a ilha impedir o acesso a medicamentos e dispositivos médicos fabricados nos Estados Unidos.

O livro enfatiza o anacrônico, cruel e ineficaz um cerco datam da Guerra Fria, que atinge indiscriminadamente a todos os setores da sociedade - a começar com os mais frágeis, e tem sido incapaz de alcançar sua meta ou a derrubada do governo cubano. Da mesma forma, lembre-se que as sanções contra Cuba provocam rejeição da grande maioria da comunidade internacional, com 188 países de voto para 21 vez consecutiva em 2012 contra o bloqueio econômico, comercial e financeiro. Por outro lado, 67% do público americano quer uma normalização das relações com Cuba, então não posso entender por que viajar para a China, o Vietnã ou Coréia do Norte, mas não é a maior ilha do Caribe.

Vila em Santiago de Cuba
Um capítulo inteiro é a natureza extraterritorial das sanções econômicas, que violam a lei internacional. De fato, a legislação nacional não pode ser aplicado em um país terceiro. Por exemplo, a lei francesa não pode ser aplicada na Alemanha e na lei brasileira não se aplica na Argentina. No entanto, a lei sanções econômicas se aplica a todos os países do mundo e um escritório especial do Departamento do Tesouro, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), cuida dele.

Em abril de 2013, a ONG britânica Cuba Campanha de Solidariedade (CSC) decidiu comprar 100 exemplares do livro A guerra econômica contra Cubay pediu ao seu banco Inglês, a Cooperativa, para pagar a factura por transferência para a conta da Monthly Review Press em Chase Bank.

No entanto, não poderia fazer a transação. Na verdade, a OFAC decidiu bloquear os fundos e exigiu a ONG britânica para explicar em detalhe as suas relações com Cuba. Rob Miller, diretor da CSC, expressou espanto: "Você pode usar legislação extraterritorial das sanções econômicas contra Cuba para impedir a venda de um livro no Reino Unido, que expõe a extensão do bloqueio contra Cuba [...]. A natureza ridículo do bloqueio dos EUA está ilustrada mais uma vez com este caso, quando se trata de prevenir os leitores britânicos ler um livro publicado por uma editora dos EUA ".

Claro, não é a primeira vez que os Estados Unidos se aplica uma sanção extraterritorial contra Cuba. A título de exemplo, se a empresa alemã Mercedes para exportar seus carros para os Estados Unidos, você deve provar ao Departamento do Tesouro que seus carros não contêm sequer um único grama de níquel cubano. Da mesma forma, se um padeiro francês quer vender seus produtos no mercado dos EUA, tem de mostrar que não contêm um único grama de açúcar cubano. Assim, não só as sanções econômicas contra Cuba constituem o principal obstáculo para o desenvolvimento do país, mas também representam um obstáculo às relações comerciais da ilha com o resto do mundo. Às vezes, conseqüências incomum.

* Doutor em ibéricos e latino-americano de Estudos da Universidade Paris Sorbonne-Paris IV, Salim Lamrani é professor da Universidade de Reunião e jornalista, especialista nas relações entre Cuba e os Estados Unidos. Seu último livro é intitulado A guerra econômica contra Cuba. Uma Perspectiva Histórica e Legal sobre o bloqueio dos EUA, New York, Monthly Review Press, 2013, com prefácio de Wayne S. Smith e prefácio de Paul Estrade.

Contato: lamranisalim@yahoo.fr; Salim.Lamrani @ univ-reunion.fr


*A guerra econômica contra Cuba. Uma Perspectiva Histórica e Legal sobre o bloqueio dos EUA, New York, Monthly Review Press, 2013.http :/ / monthlyreview.org/press/books/pb3409http://monthlyreview.org/press/books/pb3409/ /
Artigos relacionados:

Por fim, a máfia de Miami ajudou Cuba
O Empire bate
Uma foto para Saladrigas

Nenhum comentário:

Postar um comentário