quinta-feira, 30 de maio de 2013

Saiba mais quem foi Roberto Civita, dono da Veja, o defensor das elites, dos pilantras e do atraso do Brasil!


Bilionário brasileiro Roberto Civita, o chefe de um dos maiores conglomerados de mídia da América Latina, morreu no domingo, depois de passar mais de 60 dias em um hospital de São Paulo devido a complicações de um aneurisma, de acordo com o seu grupo de media, Abril. Ele tinha 76 anos.

O filho de Victor Civita, fundador da Abril, em 1950, Roberto Civita assumiu a empresa em 1990, quando seu pai morreu. Abril emprega atualmente mais de 7.000 pessoas, e inclui a Editora Abril, que publica algumas das maiores revistas do Brasil, ea capital aberto Abril Educação.

 Nascido em Milão, em 1936, Roberto e sua família se mudou para os Estados Unidos logo depois, onde ficaram por cerca de uma década. Durante uma visita ao Brasil, seu pai decidiu liquidar seus negócios lá, ea família mudou-se novamente, desta vez para São Paulo.

Civita inicialmente fundou a sua editora como Editora Primavera (Primavera de Publicações), a publicação de um comediante italiano sucesso chamado Raio Vermelho (Red Ray). Mais tarde, ele renomeou Abril (abril), fazendo referência ao mês em que começa a primavera no hemisfério norte, e publicou o seu primeiro título, o Pato Donald, que continua a correr até esta data. Primeira revista da Abril levou Civita para reivindicar "Tudo começou com um pato", parodiando a declaração de Walt Disney que "Eu só espero que nós nunca perder de vista uma coisa:. Que tudo começou com um rato"

Roberto trabalhou durante 18 meses como estagiário na Time Inc. sob Henry Luce antes de reivindicar sua posição no negócio editorial da família. Ele estudou física nuclear e de partículas na Universidade de Rice, além de estudar jornalismo na Universidade da Pensilvânia, e tinha uma licenciatura em Economia pela Wharton School. Ele também tinha um diploma de pós-graduação em sociologia na Universidade de Columbia.

Em 1968, ele fundou a Veja. Hoje Veja é a maior revista do Brasil e do best-seller revista semanal fora dos Estados Unidos, com uma tiragem de mais de 1 milhão. Apesar de amplamente lido, a publicação é também um dos meios de comunicação mais odiados do Brasil, devido ao seu conteúdo editorial de direita alegada cheio de políticos lançadores de bombas e sua clara oposição ao governo do Partido dos atuais trabalhadores.

Em 14 de maio de 2005, a Veja publicou uma reportagem descrevendo um esquema de corrupção aparente no serviço postal brasileiro. A revista narrou uma gravação de vídeo de 110 minutos, feito com uma câmera escondida, que mostrou um ex-Diretor de Pós aparentemente recebendo uma propina de um empresário. O incidente desencadeou o escândalo agora conhecido como "Mensalão", que abalou o governo do então presidente Luis Inácio Lula da Silva, e foi seguido por uma série de relatórios devastadores semelhantes.

Mais recentemente, Veja se envolveu em corrupção e uma sonda de lavagem de dinheiro, que rompeu com a prisão em fevereiro de 2012 de Carlos Augusto Ramos, mais conhecido como Carlinhos Cachoeira (Charlie Waterfall), que supostamente usado para executar uma raquete de jogos de azar no estado de Goiás. Um rosto familiar na política brasileira, Chachoeira também foi uma figura-chave do caso Mensalão. Mas, enquanto vários funcionários foram demitidos, ele caminhou livre. Congresso do Brasil criou uma comissão especial para investigar o assunto, que incluía um calendário de audiências de pelo menos 167 convocações. Um dos editores da Veja foi um dos primeiros na lista.

Ironicamente, foi durante o governo do Partido dos Trabalhadores que Abril experimentou seu maior crescimento econômico. Em 2006, a Naspers da África do Sul adquiriu 30% de Abril para 422,000 mil dólares, incluindo os 13,8% que pertenciam a Capital International, um fundo de investimento. Então, em 2011, Abril Educação, uma empresa de educação que oferece cursos pré-universitário primário, secundário e, assim como a educação com foco editoras, veio a público. A empresa, em que a família Civita é dono de uma participação majoritária, tem uma capitalização de mercado de mais de 5,7 bilhões dólares no mercado.

No início deste ano, Roberto e sua família foram listados pela primeira vez na lista de bilionários da Forbes do mundo, com um patrimônio líquido estimado em US $ 4,9 bilhões. Além de sua posição como CEO da Abril, Roberto também foi o presidente da Fundação Victor Civita, criada em 1985 para melhorar a educação básica no Brasil. Ele deverá ser substituído por seu filho, Giancarlo Civita, na gestão de operações da Abril.

A notícia da morte de Roberto Civita vem poucos dias após o falecimento do jornalista Ruy Mesquita, editor do influente jornal "O Estado de S. Paulo", que morreu em 22 de maio. Os dois homens foram considerados os últimos verdadeiros barões da mídia no Brasil, um título que ganhou graças à sua influência no país e sua política há mais de seis décadas.

"Quanto mais independente do governo, maior a contribuição da imprensa e da livre iniciativa para o seu desenvolvimento. O leitor é o único responsável das coisas ", Roberto Civita costumava dizer.

Ele não só ficou com essa afirmação, mas ele praticou e, mais importante, deixou como seu legado.

Fonte: Forbes

Nenhum comentário:

Postar um comentário