sexta-feira, 12 de abril de 2013

A carta que John Lennon mandou para Tim Maia


Tim Maia, além de ser um dos maiores cantores do Brasil também era famoso por suas esquisitices, manias e excentricidades e claro, por não comparecer aos próprios shows.

Em meados da década de 1970, Tim entrou de cabeça na Cultura Racional, uma espécie de seita ou religião que cultuava um ser chamado “Racional Superior”. Entre outras coisas, a Cultura Racional pregava que os seres humanos vieram de um planeta distante e que se cumprissem alguma regras, discos voadores viriam e levariam os homens para o mundo perfeito, neste tal planeta longínquo.
Nessa época, Tim Maia parou de beber, de fumar, de usar qualquer tipo de droga, de transar, de comer exageradamente, ou seja, parou com tudo o que mais gostava e que o caracterizava. Nesse período, Tim Maia gravou dois discos: “Racional Superior” I e II. Os discos foram um retumbante fracasso de crítica e de vandas, embora hoje este disco seja cultuado pelos fãs do cantor e colocados entre os melhores de sua carreira.
Tim saiu da gravadora, perdeu dinheiro, perdeu fãs, pois ninguém queria ouvir toda aquela pregação religiosa. Passou a usar somente branco e a tentar converter todos os amigos.
Teve até uma briga homérica com seu vizinho Raul Seixas, tentando convertê-lo. Raulzito defendia com unhas e dentes o uso de álcool e drogas, principalmente a maconha. Tim pregava o ensinamento pelo “Universo em Desencanto” e toda a caretice do mundo.
Para expandir sua filosofia, Tim resolveu converter também todos os astros da música mundial. Enviou livros da seita para James Brown, John Lennon e outros artistas. Enviou em português mesmo. “O Racional Superior faria com que eles entendessem”, dizia ele.
Porém, o Racional Superior não foi muito com a cara de John Lennon, que não deve ter entendido muito bem aquele livro. Algum tempo depois de enviar o livro para o ex-líder dos Beatles, Tim recebeu de volta uma carta vinda do edifício Dakota, em Nova Iorque.
No envelope vinha uma foto de John Lennon inteiramente nu e com os dizeres:
“Dear freak, I don’t understand portuguese. What about LISTEN to this photo?
John Lennon.”
(Em tradução livre: Seu louco, eu não entendo português. Que tal prestar atenção nesta foto?)
Tim, obviamente, passou horas ou dias xingando Lennon e afirmou categoricamente que o Racional Superior tinha dado só mais nove anos de vida a John Lennon e que ele iria morrer em 1984. O Racional só esqueceu de combinar isso com Mark Chapman, que matou o cantor em 1980.

Fonte: Blog Feitor de Ideias

Nenhum comentário:

Postar um comentário