sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Prefeitura de São Luís começa a tirar a educação do caos deixado pela gestão tucana


Foto: Maurício Alexandre

Por Jorge Aragão
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior anunciou a construção de 10 escolas de Ensino Fundamental, 26 creches e 33 quadras poliesportivas na cidade de São Luís. Os recursos no valor de R$ 26 milhões serão repassados pelo Ministério da Educação (MEC) através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A divulgação foi feita na tarde desta quinta-feira (31), no Palácio La Ravardière, pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o secretário de Educação, Alan Kardec Duailibe.
Os investimentos foram confirmados pelo ministro de Educação, Aloízio Mercadante, em reunião realizada com o prefeito e o secretário de Educação na quarta-feira (30) em Brasília. As construções integram o “Plano de Expansão Física da Rede Municipal de Ensino” que tem por objetivo zerar o número de anexos por meio da construção de prédios próprios com padrão de qualidade físico para atender as necessidades dos alunos.
Com as 10 novas escolas serão criadas cerca de 120 salas de aula, eliminando 17 anexos, e beneficiando 7.449 alunos de áreas como Cidade Operária, Coroadinho, Turu, Bequimão e Itaqui-Bacanga. Para a construção das 23 creches, a Prefeitura já possui nove terrenos em localidades como Anil, Andiroba, Cidade Operária, Madre Deus, São Cristovão, Tajaçuaba, Vila Maracujá, Jardim América e Sacavém.
“Um dos nossos compromissos de campanha era construir 20 creches e voltamos de Brasília com a garantia de que serão construídas 26 neste primeiro ano. Já temos terrenos em alguns pontos da cidade e até o início de março anunciaremos os demais locais”, declarou o prefeito. Ele destacou que todas as obras estão previstas para serem concluídas ainda este ano, incluindo as quadras poliesportivas que serão construídas próximas a unidades de ensino do município.
Escola em tempo integral
O prefeito lembrou que a implantação da escola em tempo integral está sendo feita de forma gradual e que existem dois programas do Governo Federal que irão ajudar na obtenção de recursos, o “Segundo Tempo” e o “Mais Educação”. Além da inauguração da unidade “Recanto dos Pássaros”, na Cidade Operária, mais duas escolas em tempo integral serão inauguradas em fevereiro, as duas ficam no bairro da Alemanha.
O secretário de Educação, Alan Kardec Duailibe, ressaltou que a confirmação dos recursos é fruto de um trabalho realizado desde o início da gestão através da revisão do Programa de Ações Articuladas (PAR) da Semed. “O ministro determinou que seja enviada uma equipe do MEC ao Maranhão, no dia 18 de fevereiro, que ficará cinco dias aqui em São Luís para revisar o PAR. Depois de revisado enviaremos para o MEC e os recursos serão liberados”, explicou.
Alan Kardec destacou ainda que durante a reunião em Brasília, devido às condições da área da Educação em São Luís, o ministro autorizou que fosse incluído no PAR a reforma das unidades de ensino, a implantação de 15 salas de recursos multifuncionais e sinalizou a entrega de embarcações e ônibus para ajudar nas demandas sobre o transporte escolar, que passa, atualmente, por um processo de contratação emergencial de veículos e combustível. Também foi ressaltada a regularização do calendário escolar com o início do ano letivo no próximo dia 25.
Fonte: Reproduzido do Blog de Jorge Aragão
Título do nosso blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário