sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Governo divulga fotos de Chávez em recuperação


Governo libera primeiras imagens de Chávez em recuperação. Foto: TV GRAB

O governo da Venezuela informou nesta sexta-feira 15 que o presidente Hugo Chávez está consciente e no comando do governo, embora não possa falar devido a uma traqueostomia. Foram divulgadas também, pela primeira vez desde que o bolivariano realizou a quarta cirurgia contra um câncer em Cuba, em dezembro, imagens do seu processo de recuperação.

Nas imagens, Chávez aparece deitado e sorrindo ao lado das filhas Rosa Virginia e Maria Gabriela, que foram a Havana na quinta-feira 14. Em outra foto, o presidente venezuelano lê um jornal.
As três imagens foram reveladas um dia após o principal opositor do governo Henrique Capriles cobrar das autoridades informações precisas sobre o estado de saúde de Chávez. O candidato derrotado nas eleições presidenciais de 2012 disse que o governo “mente” sobre o que ocorre com o chefe do país, levantando mais suspeitas sobre o real estado do governante.
Foto: TV GRAB
Mensagem ambígua

O comunicado diz que depois de dois meses de “um complicado processo pós-operatório”, Chávez está consciente. Mas não esclarecesse por quanto tempo o presidente teria ficado inconsciente durante a recuperação.
O governo afirma ainda que o bolivariano está com “integridade de suas funções intelectuais, em estreita comunicação com a equipe de governo e a frente das tarefas fundamentais inerentes de seu cargo”.
Segundo as informações, a infecção respiratória do pós-operatório foi controlada, mas “ainda persiste certo grau de insuficiência”. Motivo pelo qual respira por meio de uma cânula traqueal, que dificulta temporariamente sua fala. Ele também recebe “tratamento enérgico” para o câncer, que “não está isento de complicações”.
A mensagem agradece o governo cubano e não estabelece um prazo para o retorno do presidente à Venezuela. “Confiamos o comandante Chávez superará o mais cedo possível estas delicadas circunstâncias para acompanhar seu povo no caminho de novas vitórias.”


Um comentário: