sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A briga entre a Record e a Globo continua



Lendo o blog Na TV do blogueiro e jornalista Fernando Oliveira, a Record e a Globo  continuam numa briga sem fim. Agora é sobre a laicidade. A Globo nesse round , se diz ser "defensora" do Estado laico  e a sua adversária. a Record, mostra que não respeita as adversidades. 
Na verdade além de interesses políticos e religiosos, as duas brigam por uma maior audiência no horário.
 Veja em seguida a matéria: Record ataca a Globo em reportagem criticando cunho religioso de 'Salve Jorge' e 'O Canto da Sereia'
Depois de abordar a briga entre fãs do desenho “Pica Pau” e o diretor do “TV Xuxa” e perder a mão exibindo uma entrevista de cunho sensacionalista com Guilherme de Pádua, mais uma vez a Record usou o espaço do “Domingo Espetacular” para atacar a Globo. No último domingo (13) foi levada ao ar uma reportagem que condenava a rival por abordar aspectos religiosos que desagradam grupos evangélicos na minissérie “O Canto da Sereia” e “Salve Jorge”.
Como justificativa, a matéria usou a campanha feita por um pastor contra a história baseada no livro homônimo de Nelson Motta exibida na semana passada. Segundo ele, a minissérie faria apologia à bissexualidade – a protagonista, vivida por Ísis Valverde, tinha um romance com a personagem de Camila Morgado – e à umbanda, ao citar a figura de Iemanjá. O candomblé, aliás, também foi o alvo de uma antropóloga, que, em depoimento, “acusou” a novela de fazer referência a Ogum em seu título. Não só houve menosprezo de outra religião como a emissora acabou por dar voz a uma parcela pequena – e extremista -, que propõe boicote à sua concorrente direta.
A mesma reportagem mostrou ainda a insatisfação de alguns pastores com o “Festival Promessas”, promovido pela Globo com cantores evangélicos. Nesse caso, a acusação é de golpe de marketing. A julgar pelo material exibido, a Globo estaria errada, portanto, não só ao dar voz a religiões fora do cristianismo quanto aos próprios evangélicos. Difícil entender. A produção da Record chegou até mesmo a enviar à rival um questionamento que considerou pertinente: se ela pretende exibir uma novela cuja protagonista seja evangélica. Curiosamente, nenhuma mocinha de “Balacobaco”,“Máscaras”, “Caminhos do Coração” ou qualquer outra produção da emissora professou seu credo ardorosamente. Em resposta, a Globo afirmou que sua programação é laica, ou seja, não segue nenhuma religião.
A Constituição Brasileira prevê que o Estado seja laico. Não há crime em professar uma fé diferente seja ela católica, evangélica, espírita ou umbandista. Ao permitir que grupos como este que propôs o boicote ganhem voz, a Record acaba por estimular uma briga desnecessária e alimentar, ainda que não queira, discursos de ódio. Um episódio lamentável. Há que se ter cuidado e fazer melhor uso do bom jornalismo.

3 comentários:

  1. O SR. MACED0 NÃO TEM MAIS O QUE FAZER MESMO, ENGRACAD0 QUE NA EMISSORA QUE VIVE COPIANDO AS OUTRAS PRINCIPALMENTE A GLOBO,ELE NAO COLOCA UMA NOVELA QUE EXPRESSE A RELIGIÃO DELE, SÓ QUANDO É PRA PEDIR MAS DINHEIRO E DISTORCER O EVANGELHO, SERÁ QUE ELE AGORA QUER MANDAR NA GLOBO? AS OUTRAS EMISSORAS VÃO TER QUE FAZER SÓ O QUE ELE QUER? MACEDO, VAI COLOCAR NOTÍCIASDE VERDADE E FAÇA MELHOR USO DO JORNALISMO.

    ResponderExcluir
  2. Ninguém comenta é que Edir Macedo se exilou em Portugal para não ser preso no Brasil. Vai entender....

    ResponderExcluir
  3. A hipocrisia é foda, vocês são funcionários da Globo? Eu não sou a favor de misturar a igreja para beneficiar uma empresa uma emissora de TV(Record) e, tampouco a favor das Organizações Globo. Voces sabem o tamanho da divida das OrGANIZAÇÕES GLOBO? Sabem quem está pagagando as dívidas e vai continuar pagando? É justo o brasileiro ser feito de burro? É certo o BNDES E O DINHEIRO DO MINISTÉRIO DO TURISMO SER DESVIADO PARA ONG Da Familia Marinho? Acordem povo que se faz de ignorante. que Geração voces esperam para o futuro do brasil? até quando voces querem informações tendenciosa e incrédulas enquanto alimentarem e apoiarem esse meio de comunicação podre? a DESIGUALDE AUMENTA ABRUPTAMENTE em nosso País. Enquanto a familia Marinho deleita nos seus quase 700 milhões de faturamento anual das Organizações Globo. Lamentável tudo isso. Eu apenas gostaria de uma comunicação menos tendenciosa e de qualidade.

    ResponderExcluir