sábado, 29 de dezembro de 2012

Blogueira cubana é uma farsa e rica



Velha opositora do governo cubano, a blogueira Yoani Sánchez teve um dos seus truques revelados pelo jornalista francês Salim Lamrani. De acordo com uma investigação conduzida por ele, o perfil de Yoani Sánchez no Twitter é artificialmente "bombado" por milhares de perfis falsos. 
Generación Y
Sob o nome de Generación Y, o mesmo do blog que a deixou famosa, o perfil de Yoani no microblog tem 214 mil seguidores. Considerada pela mídia estrangeira como "influente", ela é seguida por apenas 32 cubanos. Mas as estranhezas não param por aí. 
Super-seguidora
Yoani segue 80 mil pessoas no Twitter, um número completamente descabido. Conforme Salim Lamrani apurou, a blogueira cubana usa sites de troca de seguidores para aumentá-los e parecer mais popular na internet. Em troca de receber novos usuários, ela precisa segui-los. Daí a razão para seguir 80 mil perfis no Twitter. 
Super-seguidora II
A fraude da cubana não para por aí. Do total, cerca de 47 mil seguidores do Yoani são falsos. São usuários que não são seguidos por ninguém, não seguem ninguém mais exceto a própria blogueira e sequer têm fotos de perfil. 
O medo chama
Vazamentos recentes do Wikileaks indicam que o sucesso de Yoani na internet também tem o dedo do governo norte-americano. Nas correspondências, funcionários do governo americano mostram preocupação com as mensagens pessoais da blogueiras, que poderiam comprometê-la internacionalmente. 
Escândalo abafado
A cubana, aliás, protagonizou um dos momentos mais pitorescos da imprensa internacional nos últimos anos. Ela convocou vários jornalistas para uma coletiva de imprensa na qual explicaria um suposto sequestro seguido de espancamento em público. Os agressores seriam integrantes do governo de Fidel Castro. 
Só que Yoani apareceu na coletiva sem qualquer traço de agressão no corpo, não soube explicar como as manchas sumiram num intervalo de 24 horas e não apresentou qualquer testemunha. 

Reclamando e vivendo bem em Cuba, muito bem!

Expressando abertamente a sua oposição ao governo de Havana no seu blog, Yoani descreve cenas diárias de privação e dificuldades de todos os tipos. "Uma dessas cenas é buscar alimentos recorrente e outras commodities em meio a escassez crônica de nossos mercados", ela escreve em seu blog Geração Y.


Na verdade, a imagem que Yoani Sanchez se apresenta - uma mulher frágil que luta contra o poder do Estado e as dificuldades materiais, está longe da realidade. Na verdade, a cubana tem um padrão de vida de fazer inveja a qualquer um outro dissidente de oposição em Cuba.

Mais de seis mil dólares de renda mensal

A SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa), que inclui a principal mídia decisão conglomerados privados, decidiu nomear Yoani, na vice-presidente regional da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação para Cuba. Sanchez, que como de costume, é tão expressiva em seu blog, permaneceu calada sobre sua nova posição. Há uma razão: a sua compensação. A opositora cubana agora tem um salário de seis mil dólares por mês, livres de impostos. Esta é uma receita muito alta, geralmente reservada para os altos executivos das nações mais ricas. Essa importância é ainda maior considerando que Yoani Sanchez reside em um país do Terceiro Mundo, onde o bem-estar social está presente, e a maioria dos preços dos produtos básicos é fortemente subsidiado.

O poder de compra de Yoani Sánchez

Agora avaliar o poder de compra do dissidente cubano. Com um salário assim, Sanchez podia pagar, selecione:

- 300 mil viagens de ônibus;
- 6000 viagens de táxi em todo Havana
- 60.000 ingressos para o cinema;
- 24 mil bilhetes para o teatro;
- 6.000 novos livros;
- 24000 meses de aluguel de um apartamento de dois quartos em Havana;
- 120.000 copos de suco (suco de cana-de-açúcar);
- 12.000 hambúrgueres;
- 12.000 pizzas;
- 9600 cervejas;
- 17.142 pacotes de cigarros;
- 12.000 quilos de arroz;
- 8000 pacotes de macarrão;
- 10.000 quilos de açúcar;
- 24.000 saladas colheres cinco de sorvete;
- 40.000 litros de iogurte;
- 5.000 kg de feijão;
- 120 mil litros de leite (se você tem um filho de sete anos);
- 120.000 cafés;
- 80.000 ovos;
- 60.000 quilos de frango;
- 60.000 quilos de carne de porco;
- 24 mil quilos de bananas;
- 12.000 quilos de laranjas;
- 12.000 quilos de cebolas;
- 20.000 kg de tomate;
- 24 mil tubos de creme dental;
- 24.000 unidades de pedra-sabão;
- 1.333.333 quilowatts-hora de energia [5];
- 342.857 metros cúbicos de água [6];
- 4.800 litros de gasolina;
- Um número ilimitado de visitas ao médico médico, olho, dentista ou especialista de saúde, como esses serviços são gratuitos;
- Número ilimitado de entradas em um curso de esporte, teatro, música ou outra (também gratuito).

Estes números ilustram o padrão real de viver em Cuba Yoani Sanchez e dar uma idéia sobre a credibilidade da oposição cubana. O salário de seis mil dólares pagos pela SIP, a renda deve ser adicionado a cada mês vem do jornal espanhol El País, que é correspondente em Cuba, e o valor arrecadado desde 2007.

De fato, em alguns anos, Sanchez recebeu vários prêmios, todos financeiramente remunerados. No total, a blogueira recebeu um pagamento de 250.000 euros, ou seja, 312.500 ₱ e ₱ 7.812.500, ou seja, um montante equivalente a mais de 20 anos de salário mínimo em um país como a França, quinta potência mundial.

A dissidente, que foi a primeira que emigrou para a Suíça e depois decidiu voltar a Cuba, era astuta o bastante para perceber que o fato de adotar um discurso a favor da mudança de regime pode agradar os poderosos interesses contrários ao governo e sistema cubano. E eles, por sua vez, sabe que ela seria generosa e desfrutar de la dolce vita em Cuba.

Um comentário:

  1. Esta mercenária não tem expressão dentro de Cuba. Só existe por ser artificialmente mantida pelo PIG internacional e pelo governo norte-americano.

    Para ajudar a elucidar cada vez mais esta e outras chantagens contra a ilha, convidamos tod@s para a XXI Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba de 6 a 8 de Junho de 2013 em Foz do Iguaçu-Paraná.

    Até lá.

    Professor Kico
    CEBRAPAZ-PR
    ACJM-PR

    ResponderExcluir