domingo, 18 de novembro de 2012

Saúde da Mulher: Saiba o que pode causar dores nos seios.


Em geral o câncer de mama não dói. Ele só provoca dor quando o tumor é volumoso ou quando se apresenta sob a forma inflamatória, o que é raro. Saiba que há tumores benignos que também não doem, da mesma forma que há inflamações no seio que nada têm a ver com câncer. Dor no seio (ou dor mamáriamastalgiamastodínia) é coisa bastante comum na vida de qualquer mulher. Decorre quase sempre de uma tensão nos tecidos mamários, provocada por mudanças hormonais e cistos (bolsas d’água ou de leite). Essa tensão costuma se manifestar com mais freqüência na fase pré-menstrual, durante a gravidez ou quando os seios estão ingurgitados de leite na fase da lactação.

Quando, porém, Dores nos Seios é acompanhada de vermelhidão ou outro sinal inflamatório no seio, exige de nós e de nossos médicos atenção redobrada. Seja para evitar que a inflamação atraia infecção, seja, principalmente, para termos certeza de que não estamos diante de um câncer. Cistos são eventos benignos bastante freqüentes. Doem quando são muitos ou quando aumentam de volume mas podem igualmente ser reabsorvidos pelo tecido mamário. Só exigem biópsia quando apresentam certas características, como células, massa ou sangue no seu interior.

Os especialistas acreditam que o stress, a ansiedade e a depressão podem promover a liberação de substâncias no cérebro que reduzem ou aumentam a liberação de determinados hormônios femininos, levando os tecidos de certos seios mais sensíveis a apresentar reações que produzem dor.

Às vezes, a dor no seio não tem origem no seio. Vem de fora. Nesse caso, ela é apenas o reflexo de um problema noutro lugar, como, por exemplo, compressão de nervos no pescoço, nas costas ou na coluna vertebral, entre outros. Embora sabendo que as dores no seio são quase sempre de origem benigna, não devemos negligenciá-las nunca, pois as exceções existem e é melhor não dar chance a elas. Toda dor no seio deve o quanto antes ser comunicada ao médico com vistas a investigar suas possíveis causas antes de achar que o resultado é apenas de alterações funcionais benignas da mama, antigamente conhecidas por displasia.

Dicas para Aliviar a dor nos Seios

A dor nas mamas ou mastalgia é um desconforto comum (embora raramente grave) geralmente causada por alterações hormonais significativas, devido, por exemplo, a puberdade, gravidez, lactação ou menopausa.

Tipos principais de dor mamária:

• A dor mamária cíclica: ocorre poucos dias antes de cada menstruação e é caracterizada por uma intensidade variável que geralmente afeta ambos os seios, intensificada no topo das mamas e axilas. Geralmente vem acompanhada de outros sintomas da síndrome pré-menstrual (TPM), tais como dor de cabeça e de estômago. Este desconforto é muito comum e não necessita de qualquer tratamento, uma vez que desaparece no final de cada menstruação, mas, no entanto, um bom conselho para evitar a sua ocorrência pode ser uma redução da ingestão de sal durante a segunda metade do ciclo menstrual, já que o sal aumenta a retenção de líquidos no organismo.

Dicas para Aliviar a dor nos Seios• A dor na mama não cíclica é a que não está relacionada com o ciclo menstrual, e geralmente afeta apenas uma mama ou uma parte particular da mesma. Esta dor pode ser causada por várias razões, tais como o peso excessivo das mamas (recomendamos o uso de um bom sutiã e exercitar-se regularmente para fortalecer os músculos dos seios) ou alterações hormonais durante a lactação (recomendamos a aplicação de óleos ou cremes hidratantes e protetores absorventes descartáveis de algodão) ou menopausa. Outras causas podem ser por um ferimento devido a um golpe no peito, mastite, ou inflamação da mama, ou o aparecimento de tumores. A maioria dos tumores produzidos nas mamas são benignos (não cancerosos) e são geralmente devido ao surgimento de bolsões de líquido ou cistos que vão curar com a remoção deste líquido por meio de punções, assim eliminando a dor.

Na verdade, não existe uma maneira de evitar a dor nos seios 100%, sendo aconselhável uma boa higiene e o uso de sutiãs adequados. Se a dor é muito intensa ou persistente, se ocorrem secreção de sangue nos mamilos, vermelhidão ou inchaço, você precisa ver um mastologista / oncologista / ginecologista, para descobrir afundo se você precisa de algum tratamento mais específico. Espero que todas as suas duvidas tenham sido sanadas nesta matéria e até mais.

Fonte: Reproduzido do Blog Mulheres Dicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário