sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A população ludovicense não aceita mais 04 anos de má gestão, só por um pedaço de asfalto na porta.


Neto, "amarelinha" com a máquina do "asfalto"
Estava na cara que nesse ano eleitoral de 2012 as ruas dos bairros pobres da nossa cidade começam a ser remendadas com uma camada fina de asfalto para receber o prefeito e seus candidatos a vereador, que pretendem conquistar votos dos moradores destes bairros. Só para citar um exemplo, a Ilhinha no bairro do São Francisco, recebeu uma camada fina de asfalto juntamente com o candidato a vice do prefeito Castelo, Neto Evangelista, tocando foguete, distribuindo comida e material de propaganda.

O prefeito João Castelo através da sua mídia tucana do jabá, pauta em seus meios de comunicação as benfeitorias feitas, durante e após as caminhadas e carreatas nos bairros do candidato tucano em campanha, asfalto, asfalto...asfalto!

O Ministério Público e o TRE têm que estarem de olho, pois quando alguém aparece da noite para o dia asfaltando as ruas de uma comunidade na qual ele não pertence, nem freqüenta, ai tem coisa!  

Castelo usando o "asfalto" na sua campanha
A compra de votos através de asfalto e outros materiais de construção são comuns em nossa cidade, tem candidato inclusive dono desse tipo de comércio, o que facilita ainda mais a “troca de favores” com as comunidades carentes. Dificilmente, uma comunidade carente de saneamento básico e infra-estrutura que recebe benefícios de um candidato irá denunciá-lo caso haja compra de votos. Afinal de contas, muitos acreditam que é a única oportunidade em de receberem alguma coisa.

Enquanto isso, questões importantes, além de infra-estrutura (asfalto), o sistema de educação, da saúde, transporte e limpeza pública que estão falidos, acessibilidade e segurança as pessoas nem são discutidas pela gestão atual. Aparece são as placas iluminadas em retornos com agradecimentos pelo asfalto e promessas de obras, financiadas pela própria prefeitura.

Porque será que as ruas que estão recebendo hoje essas melhorias nunca receberam asfalto da prefeitura desde quando Castelo assumiu? Já que Castelo está usando a "política do asfalto" para se re-eleger por que não asfaltou a cidade toda? Veja por exemplo a foto da Rua da Felicidade no João Paulo, necessita de galeria.

Rua da Felicidade no JP,  falta galeria(L. Emir)
Portanto, o dever do voto a ser consagrado nas urnas é expressão da consciência prática do cidadão que reclama dos políticos o reconhecimento dos direitos coletivos - educação, saúde, segurança, habitação, saneamento, infra-estrutura, lazer, esporte, cultura, meio ambiente saudável, transporte, empregabilidade, entre outros. A realização dessas políticas de forma satisfatória, não só atende as exigências materiais, como também reconforta a pessoa, propiciando um verdadeiro enlace afetivo entre o político e o eleitor, resgatando, dessa feita, a credibilidade e a confiança no governante.

Confiança e credibilidade são valores que devem orientar a consciência prática do voto do cidadão. São as exigências que fazemos antes, muito antes do ato de votar. Confiança significa reconhecer no outro, a capacidade e competência para operar determinado projeto político sob o controle das forças populares.

A credibilidade, por sua vez, é a condição necessária para devotar no outro a confiança do voto, sabendo que ele é capaz de cumprir com o dever de respeitar a coisa pública e criar condições para que todos possam usufruir de forma responsável.

Se assim for deve-se condenar nas urnas esses candidatos, votando pela sua reprovação e desmoralização pública. Enquanto isso é nosso dever votar nos candidatos responsáveis que buscam celebrar com o nosso povo a confiança e a credibilidade, na perspectiva de garantir a vontade da maioria e a defesa dos valores republicanos visando assim, o bem-estar de nosso povo, particularmente, daqueles que gritam por justiça social. 

Com tudo isso, a maioria dos ludovicense não aceitará trocar um pedaço de asfalto na sua porta por uma gestão  ruim e fracassada. Ela vai conseguir dá o troco!

Veja também: 


Adaptação: NCPA 

Modificada o título da postagem às 09:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário