segunda-feira, 16 de julho de 2012

Capturado o nazista Laszlo, cúmplice na morte de 15.700 judeus.


Laszlo Csatary, cúmplice da morte de 15.700 judeus
Considerado nazista mais procurado do mundo, Laszlo Csatary, foi encontrado em 97 anos de idade na capital da Hungria, Budapets, disse no domingo Efraim Zuroff, diretor do escritório do Centro Wiesenthal em Israel. 

Csatary é acusado de cumplicidade na morte de 15 700 judeus durante a Segunda Guerra Mundial. 

"Confirmo que Laszlo Csatary foi identificado e encontrado em Budapeste," Zuroff disse a repórteres, acrescentando que o Sol jornal britânico foi capaz de fotografia e registro de informações através do seu centro trouxe em setembro de 2011. 

O jornal britânico disse neste domingo em seu site que o húngaro criminoso de guerra nazista, o mundo dos mais procurados ", foi identificado e encontrado", em Budapeste. 

"Dez meses atrás, um informante nos deu elementos que nos permitiram localizar Csatary Laszlo em Budapeste. Este repórter recebeu um prêmio de 25.000 dólares concordaram em trocar informações que permitam encontrar criminosos nazistas ", Zuroff disse à AFP por telefone. 

Zuroff disse que as informações sobre o paradeiro de Csatary foram aprovadas em setembro de 2011 a promotoria da capital húngara. 

O procurador-adjunto de Budapeste, Jenö Varga, não poderia confirmar a informação, apenas declarando neste domingo: "Há uma investigação em curso. A acusação está a considerar a informação recebida. " 

Em abril deste ano, o Centro Wiesenthal havia colocado Csatary no topo da lista dos mais procurados criminosos de guerra do mundo. 

Csatary era chefe de polícia no gueto de Kosice (Kassa em húngaro e alemão Kaschau), localizado no território da atual Eslováquia, onde 15.700 judeus foram assassinados ou deportados para o campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia durante ocupação alemã da Tchecoslováquia. 

Ele foi condenado à morte à revelia em 1948 por um tribunal da Checoslováquia, mas desapareceu misteriosamente depois de se esconder nas cidades canadenses de Montreal e Toronto. Posteriormente, sob uma falsa identidade, foi dedicada ao comércio de objetos de arte. 

Cerca de 15 anos atrás, as autoridades canadenses descobriram sua verdadeira identidade e por que ele desapareceu novamente, desta vez escondendo na Hungria, disse Zuroff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário