domingo, 17 de junho de 2012

Recomeçam as buscas por desaparecidos da Guerrilha do Araguaia


Guerrilheiros do Araguaia
Recomeçaram no início da semana passada em Xambioá (TO) os trabalhos de busca por corpos dos desaparecidos da Guerrilha do Araguaia. As atividades, que foram interrompidas no final do ano passado devido às chuvas, têm previsão de encerramento para o próximo dia 20/06.

O Grupo de Trabalho Araguaia (GTA) é formado por órgãos do governo federal, Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e representantes de universidades. O GTA conta ainda com o acompanhamento de integrantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), familiares de desaparecidos da guerrilha e de um membro do Ministério Público Federal.

A Guerrilha do Araguaia atuou nas décadas de 1960 e1970, e era organizada por militantes do PCdoB. O grupo se instalou na região Norte do país para combater a ditadura civil-militar e foi reprimido pelo Exército brasileiro. Pelo menos 70 guerrilheiros foram mortos, mas apenas dois corpos foram identificados até hoje.

No final do ano passado a presidenta Dilma sancionou a lei que criou a Comissão Nacional da Verdade, responsável por investigar os casos de violações de direitos humanos ocorridos no país entre 1946 e 1988. Os integrantes da Comissão foram anunciados somente em maio deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário