sábado, 16 de junho de 2012

Padre é preso por abusar adolescente de 12 anos


Padre Marcelo Tinoco
O padre Marcelo de Matos Tinoco, da Diocese de Castanhal, nordeste do Estado, foi preso em flagrante pela Polícia Militar, após ser acusado de abusar sexualmente de um adolescente de apenas 12 anos de idade. De acordo com a polícia, a vítima era coroinha do padre há quatro anos e tinha o sonho de se tornar sacerdote.

O padre foi visto num carro parado às 22h30 de anteontem, num ramal conhecido como Piçarreira, periferia da cidade. A estrada de barro dá acesso ao Cenóbio da Transfiguração, templo usado pela Igreja Católica para eventos religiosos e recuperação de dependentes químicos. Após realizar uma celebração no bairro Nova Olinda, Marcelo de Matos teria convidado o coroinha para visitar o pai, que se recupera do vício das drogas no espaço, mas o veículo não chegou ao destino final e parou na estrada deserta e perigosa.

A guarnição da Polícia Militar, composta pelos cabos Florisvaldo e soldados Diorgenes e Elenilson, fazia rondas na área para verificar uma denúncia de roubo de motocicletas e suspeitou do carro. Antes mesmo de abordar o condutor, o padre desceu do veículo e se identificou como secretário da Diocese de Castanhal. Ao ser questionado se estava sozinho, o sacerdote ficou nervoso. “A princípio, ele disse que estava sozinho no carro, mas quando nos aproximamos, assumiu que havia um acompanhante. Ao pedirmos para descer do veículo, ficamos surpresos com o adolescente que estava com ereção genital”, disse o soldado Diorgenes.

O padre, então, ainda teria tentado convencer os policiais a não procederem contra ele. “Depois de confessar que beijou e tocou nas partes íntimas do menor, o padre ficou nervoso e disse que faria qualquer coisa para não ser conduzido até a delegacia”, concluiu o soldado.

Na delegacia, a notícia se espalhou rapidamente. O bispo da Diocese de Castanhal, Dom Carlos Verzelleti, foi ao encontro daquele que era considerado braço direito da Catedral Santa Maria Mãe de Deus. Houve muita confusão e a imprensa não pode registrar imagens do acusado, que ficou durante toda noite trancado numa sala especial, diferente dos outros detentos.

Pela manhã, o padre Marcelo de Matos foi encaminhado ao IML da cidade para fazer o exame de corpo de delito. Coberto com uma camisa no rosto, o padre tentou se esconder e não quis conversar com os inúmeros repórteres que cobriam o fato.

Marcelo de Matos Tinoco é secretário Diocesano e articulava eventos importantes da Igreja Católica, além de coordenar um grupo de jovens. A Polícia Civil investiga se o sacerdote cometeu outros abusos contra membros da igreja. “Estamos investigando a sua vida. Temos a certeza que houve troca de carícias, o padre chegou a tocar as partes genitais do adolescente. Esperamos que se houver mais vítimas elas compareçam para fazermos o procedimento contra o padre”, disse o superintendente da Polícia Civil, delegado Luiz Xavier.

Ainda segundo o delegado, a padre foi autuado no artigo 217 do Código Penal, por estupro de vulnerável. Se condenado, poderá pegar de oito a 15 anos de reclusão. Por enquanto, ele está a disposição da Justiça no Centro de Recuperação de Castanhal (CRC).

Já o adolescente, que tinha o sonho de se tornar sacerdote da Igreja Católica, está abalado com o escândalo. O menor de idade está na casa da mãe e será encaminhado a um centro especializado para receber acompanhamento médico e psicológico.

Fonte: Diário do Pará

Um comentário:

  1. Isso não e padre é um miserável, paranóico, demente e deve ir para à cadeia.

    ResponderExcluir