quarta-feira, 7 de março de 2012

Cuba vai começar testes em humanos de vacina contra a Aids


Cientistas cubanos apresentaram na segunda-feira durante uma conferência de biotecnologia a ser realizada em Havana, os avanços no desenvolvimento de uma vacina contra a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), que foi testado com sucesso em experimentos com camundongos e que em breve será realizou testes em seres humanos que contraíram o vírus.
"A vacina contra a SIDA novo candidato" e "foi testado com sucesso" em camundongos e "agora estamos nos preparando" a "fase um ensaio clínico, muito pequena, altamente controlada" pacientes "soropositivo" que "não estão em estágios avançados" da doença ", disse ele a repórteres cientista cubano, Enrique Iglesias.
Iglesias liderou a equipe que projetou o especialista em vacinas do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (ICGEB), localizado na capital da ilha.
Iglesias disse que a vacina Teravac-HIV-1 foi desenvolvido a partir de "uma proteína recombinante (por meio de técnicas de engenharia genética)", e busca induzir "uma resposta celular contra o vírus."
No entanto, o cientista pediu "para não criar falsas expectativas", porque "não existe um modelo animal de infecção AIDS reproduzir a doença, como ocorre em humanos."
"Até agora tem havido mais de 100 ensaios clínicos (em humanos) no HIV" em Cuba e em outros países e "todos falharam", disse ele.
O Congresso Internacional de Biotecnologia (ICGEB) Havana de 2012, começou segunda-feira em Havana, que reúne 600 cientistas de 38 países
Entre o painel de peritos são Peter Concordo biólogo norte-americano, Prêmio Nobel de Química de 2003 e os cientistas IGBC eo Instituto de Medicina Tropical de Havana (IPK).
De acordo com o Ministério da Saúde Pública de Cuba, a ilha está investindo mais de US $ 200 milhões por ano em programas de promoção, prevenção e cuidados para pacientes com AIDS, incluindo o tratamento gratuito para cada paciente com retrovirais, alguns dos quais ocorrer no país.
Relatórios locais dizem que Cuba está entre os menos de 22 afectadas pela SIDA com 12 000 infecções e 63 mortes, dois mil pelo vírus desde que a doença foi detectada no território em 1986.

Fonte: Blog do Gilson Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário