sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Teresina: Policiais infiltrados usam caneta especial para marcar líderes e baixar o pau.


De acordo com o oficial da PM, os homens à paisana são do Serviço de Inteligência da Polícia Militar. Eles estão municiados com uma caneta especial, capaz de deixar marcas invisíveis a olho nu.

O equipamento está sendo usado para identificar os chamados “líderes” do movimento e pessoas envolvidas com incidentes durante os atos. As marcas da caneta, explicou o coronel Adonias, só podem ser vistas com o uso de um óculos especial.

No terceiro dia de protestos contra o aumento da passagem, estudantes e trabalhadores se reuniram na Praça do Fripisa, centro de Teresina, de onde seguiram em passeata até a Prefeitura de Teresina. Durante o percurso, ruas e cruzamentos são momentaneamente bloqueados, deixando o trânsito lento.

Os manifestantes são contra o aumento da passagem – reajustada para R$ 2,10 no dia 02 deste mês – e contra a tarifação do segundo embarque no sistema de integração das linhas adotado pela PMT. Segundo Daniel Solon, diretor do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), outras solicitações estão sendo feitas. “Queremos discutir a Municipalização do Transporte Público e o passe livre para estudantes e desempregados. Não é utópico, tudo depende da política de governo”, relata o docente.

Segundo ele, cerca de 100 cidades no país já adotam o passe livre para estudantes. “O que acontece é que os empresários do Setut querem lucrar. Se o transporte público fosse municipalizado essas questões seriam possíveis”, explica. 

O promotor Francisco Jesus Lima acompanhou as manifestações durante toda a manhã desta quarta-feira (04). Segundo ele, os estudantes solicitaram a presença do Ministério Público através de mensagens e e-mails.

“A violência não tem que acontecer, o direito de se manifestar é legítimo. A constituição garante isso”, relata o representante do Ministério, que acrescenta não ter visto nenhum excesso durante o protesto que acompanhou.

Fonte: Portal AZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário