terça-feira, 31 de janeiro de 2012

PCdoB e a FMG promovem debate sobre cultura para desemvolver o Maranhão.


Carranca do Cazumbá - Bumba Meu Boi
Por Joaquim Kicil*

Objetivando aglutinar os militantes e parlamentares comunistas e personalidades próximas ao partido atuantes na área cultural e artística, o Partido Comunista do Brasil e a Fundação Maurício Grabóis, farão um encontro hoje (terça-feira) às 18 h, na sua sede, Rua do Norte, 228, centro (Pça. da Alegria), em que será discutido propostas de políticas culturais para São Luís e no Maranhão.

O PCdoB deu um salto expressivo na formulação e implementação de políticas culturais no Brasil, traduzido em vários exemplos de políticas públicas desenvolvidas por quadros do Partido: o Programa Cultura Viva, formulado e desenvolvido pelo historiador Célio Turino à frente da secretaria de Cidadania Cultural do MinC entre 2006 e 2010; a gestão de Manoel Rangel na Agência Nacional de Cinema (Ancine) desde 2008, a gestão de Luciana Santos na Prefeitura de Olinda e a gestão de Jandira Feghali à frente da Secretaria de Cultura da cidade do Rio de Janeiro.

ex-Sec.de Cultura Joãozinho Ribeiro
A partir destas e de outras experiências e de sua presença e atuação crescente nos meios e movimentos artísticos e culturais, em 2009 o PCdoB constituiu internamente o Coletivo Nacional de Cultura que tem o baiano Javier Alfaya como coordenador, e no plano externo articulou a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura do Congresso Nacional, que tem como presidente a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

O encontro de hoje, contará com a presença do Coordenador Nacional do Coletivo de Cultura, Javier Alfaya* que apresentará as diretrizes nacionais da política cultural do PCdoB e contará também com a presença do ex-Secretário de Cultura do Estado Joãozinho Ribeiro.

Arquiteto Javier Alfaya
Na oportunidade serão discutidas as ações futuras do Coletivo de Cultura em São Luís, como espaço orgânico e de aglutinação dos comunistas que atuam no segmento cultural. 

*Javier Alfaya, arquiteto, foi presidente da UNE em 1980, ex-deputado estadual da Bahia, hoje é Diretor Nacional de Cultura da Fundação Maurício Grabóis e Coordenador do Coletivo Nacional de Cultura do PCdoB.
*Joaquim Kicil, Artista Plástico, graduando em Filosofia(UFMA) e Secretário de Cultura do PCdoB de São Luís.


Fonte: Coletivo de Cultura do PCdoB Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário