domingo, 29 de janeiro de 2012

Não deu outra,Vale ganha "Oscar da Vergonha"


A empresa Vale, produtora de minérios de ferro, foi eleita a pior empresa do mundo por votação popular no site do Greenpeace. A premiação elegeu as companhias com pior desempenho em relação aos direitos humanos e ao meio ambiente.

O prêmio "Public Eye People´s” (Olho Público, em tradução livre) é organizado desde 2000 pelo Greenpeace da Suíça e pela ONG Declaração de Berna. De acordo com o G1, esta é a primeira vez que uma empresa brasileira recebe o título.

A votação ocorreu pela internet entre os dias 5 e 26 de janeiro. A Vale obteve nada menos que 25.042 votos, o maior número entre as seis empresas mundiais que estavam concorrendo. Em segundo lugar ficou a japonesa Tepco, com 24.245 votos, que opera as usinas nucleares de Fukushima, indicada por negligência. Em seguida, apareceu a sul-coreana Samsung, com 19.014 votos, por usar substâncias tóxicas em suas fábricas.

Um prêmio especial foi destinado ao banco britânico Barclays, pois os organizadores da premiação acreditam que ele seja responsável por inflacionar os preços dos alimentos no mundo. De acordo com eles, 88 mil pessoas participaram da votação online. Também foram indicadas a mineradora norte-americana Freeport McMoRan e a suíça do agronegócio Syngenta.

As ONGs afirmam que a Vale foi indicada por participar da construção da usina de Belo Monte, no Pará. Em nota, ela afirma que a empresa não tem sido vista com bons olhos "por repetidas violações dos direitos humanos, condições desumanas de trabalho e a exploração impiedosa da natureza". Mesmo sendo pequena, a participação da empresa no consórcio Norte Energia, responsável pela implantação, operação e exploração de Belo Monte, tem abalado a imagem da mineradora.

A Vale criou uma página na internet, chamada Vale Esclarece, para explicar os fatos. A empresa começa o texto da seguinte forma: "A Vale sabe que a atividade mineradora gera impactos e, por isso, atua de forma a controlá-los e reduzi-los". Afirmou, em seguida, que a empresa pretende investir US$ 1,65 bilhão em ações socioambientais no ano de 2012. Ainda falou sobre a Reserva Natural Vale e sobre a Unidade de Conservação Federal, fiscalizada pelo ICMBio.

Ainda no Vale Esclarece, a companhia criou duas colunas de texto, de um lado "O que estão dizendo sobre a Vale" e do outro "Os fatos reais sobre a Vale". Em seguida, há vídeos institucionais, notícias sobre a Vale que saíram na mídia, imagens e links sobre suas preocupações nos dois quesitos em que foi julgada: 
direitos humanos e meio ambiente. Mais que prestar esclarecimentos, a página pode ser considerada um instrumento de divulgação da mineradora, uma vez que todos os olhos se voltaram para esta empresa que em sua página oficial se diz "presente nos cinco continentes, de forma responsável e comprometida com o desenvolvimento sustentável".

Nenhum comentário:

Postar um comentário