terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Cuba limita a dez anos tempo de permanência em cargos do poder


Raul Castro, Presidente de Cuba
O PCC (Partido Comunista de Cuba) aprovou neste domingo a medida que limita a dez anos o tempo máximo de permanência em cargos do poder. A intenção é promover quadros mais jovens no governo.

"Podemos começar a aplicação paulatina [da regra], sem esperar pela reforma constitucional", afirmou o líder cubano Raul Castro no encerramento da conferência do partido. Segundo ele, a medida vale para todos os cargos do governo, inclusive o seu.

Raúl, que assumiu o comando do país depois da saída de seu irmão, Fidel Castro, tem hoje 80 anos. Assim como ele, a cúpula do partido é formada por assessores idosos, antigos partidários da guarda revolucionária.

A decisão de discutir a limitação de dois mandatos de cinco anos para os cargos de poder havia sido proposta em abril no congresso do PCC, que tem Raúl como seu dirigente máximo.

O dirigente voltou a afirmar que há uma carência de substitutos para os cargos do governo, assim como fizera em abril.

O anúncio se dá em meio a uma série de reformas econômicas que visam reativar a frágil economia cubana. O regime autorizou, por exemplo, a compra e venda de casas, antes proibida na ilha.

Em discurso a integrantes do partido, Castro pediu ainda maior dedicação no combate a corrupção no país e defendeu o regime político do país, com apenas um partido.

"Renunciar ao sistema unipartidário seria o equivalente a legalizar um partido ou partidos do imperialismo no nosso solo", afirmou

Fonte: Blog de Daniel Eduardo Miyagi


Nenhum comentário:

Postar um comentário