segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cataratas têm recorde de 2,6 mi de visitantes em 2011


Cataratas do Iguaçu recebem recorde de turistas
O ano de 2011 foi marcado por recordes em Foz do Iguaçu (PR). Além de terem sido eleitas pela New 7 Wonders como uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, as Cataratas recebeu 2.618.440 turistas, sendo que 1,39 milhão pelo lado brasileiro – 10% a mais que em 2010 – e 1,22 milhão pelo lado argentino.

A Usina de Itaipu, com as visitações turísticas, recebeu um total de 500 mil pessoas, provenientes tanto do lado brasileiro como do paraguaio. O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, por sua vez, teve um fluxo de 1.690.310 passageiros, número superior ao ano de 2010, quando o terminal registrou 1.155.615 pessoas, o que também representa um recorde.

“Foi um ano excepcional, de muitas conquistas. Um marco em termos de divulgação da imagem da cidade e também para a gestão integrada do turismo”, afirma o superintendente de Comunicação Social e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla. “Revertemos a imagem negativa que os turistas brasileiros e estrangeiros tinham de Foz do Iguaçu e mudamos a percepção que os próprios iguaçuenses têm de si mesmos”, continuou.

Para o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez, dois fatores foram fundamentais para os números positivos de 2011: as campanhas de promoção da gestão integrada de turismo e as ações dos agentes de mercado. “Para 2012, se continuarmos o trabalho, a previsão é de ultrapassar estes números”, conclui.

CATARATAS DO IGUAÇU
As notícias positivas sobre o destino também se refletiram no número de visitantes do atrativo turístico, com o registro de recordes tanto no Brasil quanto na Argentina. Em relação ao lado brasileiro, mais da metade vem das várias regiões do País: 751.353. Outros 309.312 são provenientes dos outros países do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai). E 335.522 são turistas de outras nações.

Para o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, o movimento em 2011 foi excepcional. “O desafio para este ano é iniciar os trabalhos de implantação da nova Trilha das Cataratas, visando oferecer maior mobilidade, acessibilidade e conforto aos visitantes. Nos próximos meses estaremos apresentando o projeto da nova trilha, e a ideia é iniciar a implantação já a partir de 2013”, revelou Pegoraro.

AEROPORTO
No Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, o movimento de passageiros aumentou 46,27% em comparação a 2010 e estabeleceu um novo recorde de embarques e desembarques para o terminal. Segundo levantamento da Superintendência da Infraero, 1.690.310 passageiros passaram pelo terminal em 2011 – no ano anterior, foram 1.155.584.

“Entre os aeroportos administrados pela Infraero, o de Foz do Iguaçu é destaque nacional por ser o que registra o maior aumento de atendimento. E isso também é resultado da gestão integrada do turismo na cidade”, afirma a superintendente da Infraero no Aeroporto de Foz do Iguaçu, Maria do Perpétuo Socorro Pinheiro.

Fonte: PANROTAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário