quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Arcebispo denuncia Papa por corrupção no Vaticano


Arcebispo Carlo Maria Viganò 25/01/12.-El, atual embaixador junto à Santa Sé para os Estados Unidos (EUA) e ex-secretário-geral do Governatorato da Cidade do Vaticano denunciou nesta quarta-feira o Papa Bento XVI para "corrupção e má gestão "na administração da instituição religiosa. 

O relatório foi publicado na imprensa italiana, cujo diário Corriere della Sera e trechos Libero transmissão Quotidiano de uma carta escrita por Viganò em que ele lamentou que, "a corrupção e privilégios" que tinha visto desde que assumiu o cargo de secretário-geral Governorate em julho de 2009.
 
"Eu nunca teria pensado em estar diante desta situação desastrosa", que apesar de ser "inimaginável era conhecido em todo o Curia," o papa em sua carta.
 
Especificamente, o arcebispo afirmou que o Vaticano "sempre as mesmas empresas de trabalho", com mercado de pagamentos duplicados e também acrescentou que "não há qualquer transparência na gestão de contratos para construção e engenharia." 

Ele também alegou, inter alia, que a Fábrica de São Pedro, que dirige a manutenção do edifício do Vaticano, apresentou "uma conta astronômica" de 550 000 euros (715,000 dólares) para a construção do presépio tradicional em Belém para ser colocado na Plaza de San Pedro em 2009. 

Ele também disse que os banqueiros que compõem a chamada "Comissão de Finanças e Gestão" se preocupam mais com seus interesses "nosso" e que em dezembro de 2009 em uma transação financeira "queimado (perdido) 2500000 dólares ". 

Com essa evidência, Viganò terminou dizendo que durante seu mandato que o Vaticano foi capaz de passar oito milhões e meio perdidas em 2009 para um lucro de 34,4 milhões em 2010. 

No entanto, o arcebispo afirmou que sua política de rigor fez muitos inimigos e, portanto, foi retirado da Governorate e enviado como núncio (embaixador) para os EUA, uma posição vista como uma punição para o prelado. 

"Meu movimento (os EUA) vai servir para desencorajar aqueles que acreditavam que seria possível limpar inúmeros casos de corrupção e desvio de verbas na gestão de diferentes direções", disse o Vaticano. 

Segundo o jornal Corriere della Sera, Largura foi ameaçado por manobras hostis dentro do Vaticano, então ele decidiu ir diretamente para Bento XVI, um papa supostamente considerados "preocupado" com a transparência nas finanças. 

A imprensa italiana acredita que essas alegações (que foram publicadas na quarta-feira, embora que remonta mais de 10 meses atrás) eram de que o custo Viganó não ser promovido a cardeal, como lhe é devido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário