sábado, 26 de novembro de 2011

Cadê o governo do Estado?


Por Paulo César Marques DOVAL*

Campanha é campanha...corrupto é corrupto...cego é quem votou nos Sarney. INCAUTOS somos nós maranhenses.
Considerando esse o último governo da Roseana Sarney, como declarado publicamente nas eleições de 2010, este imbecil, incauto e tolo (EU) achou que eles iriam se preocupar um pouquinho com o nosso povo e fariam nesses QUATRO anos de mandato, o que não conseguiram fazer nos últimos 56 anos da Oligarquia SARNEY no MA.  Tolinho...
A área médica, como a mídia tem noticiado, cresce a OLHOS VISTOS, só que em terra de cegos - somos todos cegos e burros por deixá-los assumirem o nosso estado mais uma vez. A única coisa que cresce a "OLHOS VISTOS" no MA é a conta dessa corja; despejam-se recursos faraônicos na Mídia da Famigerada Famíglia, com propagandas enganosas em horários nobres; alugam-se lojas e prédios deles mesmos - como o caso do VIVA CIDADÃO do Shopping JARARACATI, Secretaria em Mansões alugadas no Calhau.
A segurança anda capengando - está em greve e o governo não quer saber de dialogar com o comando de greve. Determinaram que o MP declarasse ILEGAL a greve dos Bombeiros e Policiais - O MP morre de amores pela família. Está se gastando muito mas é com viaturas. Deve-se ter mais viaturas do que policiais motorista. Acho que o governo deve está articulando um grande projeto: deve patrocinar o próximo Rally dos Sertões, pois compraram uma CACETADA de Troller.
A educação, nem se comenta. Afinal, educar prá quê? Como disseram alguns prefeitos do nosso querido estado: "deixem eles do jeito que estão, se educá-los eles não votam mais na gente". É sério, eu ouvi isso!

Para terem noção da capacidade felomenal dos nossos governantes, durante a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), idos de 2005, apenas o município de Porto Franco (MA) apresentou projeto ao MEC solicitando a implantação de um pólo da UAB - um único município dos 217. Já no Piaui, estado vizinho, 32 municípios apresentaram projetos no primeiro edital. É por isso que eles enchem a boca e dizem por lá: " enquanto vocês batem tambores, se consultando com o velho BITA do BARÃO, aqui nós trabalhamos". É, temos de engolir essa! Os resultados do ENAD e ENEM estão aí para comprovar...
No que tange à Educação Profissional, que acredito ser o viés para o nosso desenvolvimento sustentável, eles conseguiram acabar com tudo. Pasme, fiquei chocado nesse final de semana quando presenciei os prédios do CETECMA e UNIVIMA, na Praia Grande ( Rua Portugal), "entregue às traças". Uma magnífica infraestrutura física geral e laboratorial abandonada - recursos do povo. 
Parece-me que criaram um projeto novo - de fachada - para captar recursos federais, intitulado Maranhão Profissionalizante. Quanta maldade com o nosso povo!
Eles conseguiram acabar com projetos (política pública) magníficos na área da Educação Profissional, que eles mesmos criaram no final dos anos 90, os Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão (CETECMA). A ideia inicial era ótima - iriam fazer o mesmo que os cearenses estavam fazendo por lá: criaram os Centros e ofertaram cursos da educação profissional - formação inicial de trabalhadores e cursos técnicos de nível médio.  Mas a corrupção não deixou que o projeto se assemelhasse aos dos cearenses. 

Sarney, como tem pés e mãos na FGV, colocou o ISAE da FGV para administrar os CETECMAS e aí, não saíram cursos que verdadeiramente interessassem ao desenvolvimento local sustentável nos municípios onde os CETECMAS estavam implantados, pois para isso deveriam se constituir em uma Instituição de educação Profissional, autorizada pelo Conselho Estadual de Educação e com cursos acreditados pela SETEC do MEC, com registros no catálogo de cursos técnicos. Iria complicar demais... o povo não precisa disso.

Muitos recursos foram desviados para os cofres da FGV que, de certa forma, retornavam para a OLIGARQUIA. Ah, ia me esquecendo, a BHP Billiton (ALCOA) contribuiu com bastante recursos nesse projeto dos CETECMAS. Acho que eles também acreditavam...

É...de um governo que estingue órgãos de pesquisas, desenvolvimento e inovação tecnológica, vamos esperar o quê?

Salve os SARNEY!

Tese Sarneyísta: Pobre não pode deixar a condição de pobre. Vamos alimentar a pobreza! Afinal, é ela que nos alimenta.

Por falar em governo, cadê a governadora? Será que está enferma e não quer passar o governo pro PT? Só deu as caras na propaganda do PMDB.

*Paulo César Marques DOVAL é Prof. Instituto Federal do Maranhão (IFMA)
Texto enviado por Zuila de Sousa Silva.

Um comentário:

  1. QUE FOTO! QUE FATO! ESSE DE GRAVATA AZUL CONTINUA PAPAGAIO DE PIRATA E HA 500 ANOS SEGUE A DAMA (cOMUNISTA?) DE VERMELHO.(SÓ FALTA UM BROCHE COM A FOICE E O MARTELO).E VIVA O BRASIL!

    ResponderExcluir